Página Inicial » Saúde » Vacinação contra a gripe continua em São Lourenço da Mata

Vacinação contra a gripe continua em São Lourenço da Mata

Em: Saúde - Data: 26 de junho de 2018

Por Thallyta Mafra
Foto: Victor Patrício/ Secom-SLM

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início dia 23 de abril, terminou oficialmente na última sexta 22, com uma cobertura de 93%, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério de Saúde de imunizar 90% do público alvo. Apesar do encerramento do prazo e do alcance da meta, a vacina continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os grupos prioritários enquanto durar o estoque.

Visando ampliar a imunização, crianças entre 5 e 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos agora também podem receber a dose da vacina. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no município (PNI), a enfermeira Flávia Nunes, há um total de 22.566 são lourencenses que se encaixam em algum dos grupos prioritários. Durante a campanha, foram aplicadas um total de 21.001 doses, repetindo o bom desempenho do ano passado.

A vacina é 100% segura e protege contra três tipos de vírus da gripe: B, H1N1, H3N2. “A gripe pode causar dores no corpo, febre alta, irritabilidade, vômitos, diarreia, podendo evoluir para doenças mais graves, como pneumonia e até matar, como está acontecendo com o vírus H1N1”, alerta Flávia.

Ainda dá tempo de se proteger contra a gripe. Crianças de 6 meses a menos de 9 anos; gestantes; adultos com 50 anos ou mais; mulheres com até 45 dias pós-parto; doentes crônicos; trabalhadores da saúde; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; professores de escolas públicas e particulares; população indígena; população carcerária e funcionários do sistema prisional. Se você faz parte de algum desses grupos prioritários, compareça à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.