Página Inicial » Saúde » Unidades de saúde distribuem repelentes para crianças e gestantes

Unidades de saúde distribuem repelentes para crianças e gestantes

Em: Saúde - Data: 17 de abril de 2018

Por Thallyta Mafra

Repelentes para crianças entre 2 e 5 anos e grávidas em qualquer idade gestacional estão sendo distribuídos de maneira gratuita em toda a rede municipal de saúde. A iniciativa da Secretaria de Saúde de São Lourenço da Mata atende à recomendação do Ministério da Saúde para reforçar a proteção contra mosquitos, principalmente o Aedes aegypti, que é vetor de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika.

As crianças e as grávidas são consideradas público-alvo de proteção pelo Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal, Michelle Cavalcante, um dos principais motivos para tal decisão é a forte associação existente entre o zika vírus e a síndrome de Guillain-Barré em crianças, e também entre o zika vírus e a microcefalia, em bebês. “Estamos chegando em um período endêmico e precisamos proteger nossas crianças e nossas gestantes”, ressalta a coordenadora.

É importante estar atento a alguns cuidados na hora da aplicação do produto. “Não dormir usando o repelente, não colocar perto dos olhos e da boca, não colocar nas mãos de crianças, não aplicar mais de três vezes ao dia”, explica Michelle. Além disso, quem usa filtro solar não deve aplicar os dois produtos ao mesmo tempo. É preciso aguardar, no mínimo, 20 minutos para que o repelente seja aplicado.

A distribuição está sendo realizada gratuitamente em todas as 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Lourenço da Mata. Para receber, basta apresentar o cartão de gestante e/ou a documentação da criança.

Foto: Victor Patrício/Secom-SLM