Página Inicial » Assistência Social » Terceira Idade participa de oficina para confecção de artigos natalinos em Matriz da Luz

Em: Assistência Social - Data: 12 de dezembro de 2018

Por Cynthia Barbosa

Fotos: Victor Patrício/SECOM

Há poucos dias do Natal, idosas do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito de Matriz da Luz, Zona Rural de São Lourenço da Mata, estão participando de uma oficina de artesanato, iniciada na última quarta-feira (5), para confecção de artigos natalinos com materiais recicláveis, que posteriormente serão utilizados para decorar as ruas e praças do distrito.

“Nosso objetivo é envolver a terceira idade em atividades que desenvolvam a socialização e convivência comunitária. Além disso, através das oficinas nós estimulamos a criatividade na elaboração de produtos artesanais e incentivamos a interação entre os usuários”, explicou o professor responsável pela oficina Luiz Carlos.

Com a orientação do professor, o grupo composto por 36 usuários, está produzindo diversos arranjos natalinos, como guirlandas, árvores de natal, chapéu de papai noel, entre outros acessórios. No fim das aulas, previsto para a próxima quarta-feira (19), os participantes irão escolher algumas ruas e praças do distrito de Matriz da Luz para enfeitar.

“A atividade é maravilhosa, estou amando! Foi uma ótima ideia trazer essa oficina pra gente ter um momento de convivência e sociabilidade, além de aprender a fazer muitos enfeites de Natal. E é também um meio de renda, tudo o que fizemos aqui pode ser vendido”, contou Dona Neide, moradora há dois anos do distrito de Matriz da Luz.

O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promovidos pelo CRAS, realizam diversas atividades semanalmente para fortalecer a convivência, a socialização e a integração entre os usuários. Ações coletivas como palestras e campanhas educativas, cursos, grupos de convivência, divididos por faixa etária, e oficinas, de forma a estimular as trocas culturais e o compartilhamento de vivências e fortalecer os vínculos familiares.