Página Inicial » Assistência Social » Sonho da casa própria cada vez mais perto

Sonho da casa própria cada vez mais perto

Em: Assistência Social - Data: 26 de Abril de 2018

Da Secretaria de Comunicação

Foto: Divulgação

Quinhentas e setenta e seis famílias de São Lourenço da Mata estão com o sonho de ter sua própria casa cada vez mais perto de virar realidade. Nesta sexta-feira (27), 60 destas famílias vão conhecer o local onde vão morar a partir de setembro. Divididos em dois grupos de 30, essas famílias são-lourencenses participam da primeira visita aos residenciais Dona Lindu 1 e 2, localizados na Estrada da Munguba. É mais um passo na concretização de uma aspiração de décadas.

Financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, os residenciais tiveram as obras retomadas após intensas gestões da Prefeitura de São Lourenço da Mata. As visitas integram o Plano de Trabalho Social (PTS), sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ao todo, serão dez visitas, programadas até o final do mês que vem.

O PTS engloba ações como reuniões com gestores e futuros moradores tendo como pano de fundo o repasse de informações e orientações sobre como vai funcionar o condomínio, sorteio das habitações, entrega das chaves e outras iniciativas. “É um processo que vai servir para dar aos futuros moradores todas as orientações necessárias para que eles possam viver dignamente em suas casas próprias”, explica o prefeito Bruno Pereira, que vai acompanhar a primeira visita.

As famílias contempladas estão na chamada faixa 1, que engloba um público-alvo com perfil de renda até R$ 1.800. A prestação, que será paga por dez anos, varia entre R$ 80 e R$ 270. Nos dois residenciais, foram investidos em torno de R$ 36 milhões, com recursos da Caixa Econômica Federal.

A última fase do PTS será o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST), no qual os futuros condôminos vão participar de palestras e oficinas temáticas, cursos profissionalizantes, reuniões e assembleias. “Vamos ensinar e orientar as famílias sobre os modos de viver em condomínio, porque a maioria nunca morou em apartamento e não sabe como funcionam as políticas de convivência condominial”, reforça Kely Morgana.

Cada unidade habitacional tem 47,21 m². Os empreendimentos ainda oferecem estacionamento e área de lazer completa, com salões de festas, campos de futebol, academias ao ar livre e playgrounds.