Página Inicial » Governo » Servidores municipais recebem capacitação sobre economia solidária

Servidores municipais recebem capacitação sobre economia solidária

Em: Governo - Data: 14 de Abril de 2018

Por Wagner Souza

Servidores da prefeitura de São Lourenço da Mata estão participando de capacitação do Ministério do Trabalho. Entre os acordos firmados pela Prefeitura Municipal e o Ministério do Trabalho, os funcionários da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional participaram na última sexta-feira (13) de capacitação sobre o programa de economia solidária, que está sendo aplicada no município. O treinamento ocorreu na sede da  Superintendência Regional do Trabalho, no Recife.

Entre os assuntos discutidos, o desenvolvimento sustentável dos arranjos produtivos locais e regionais é de grande relevância para a cidade. Os pequenos produtores da agricultura familiar e economia criativa serão incentivados ao associativismo e cooperativismos, assim vão poder potencializar os seus empreendimentos.

De acordo com a secretária do Trabalho e Qualificação Profissional, Vanessa Costa, a economia solidária terá papel fundamental no desenvolvimento econômico na vida de muitos trabalhadores locais. “A capacitação esclareceu os principais pontos acerca da economia solidária, conceitos, meios de abordagens, captação de associações, cooperativas e grupos de pessoas e suas motivações  econômicas. Não se trata de um plano político é um plano de governo, muito mais ligado aos processos de luta dos trabalhadores pela melhoria de duas condições de vida”, destaca Costa.

O treinamento teve como palestrantes o professor de Economia Solidária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Claudemir Leite, e o chefe da Seção Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Vinícius Lobo.

Foto: Victor Patrício/Secom-SLM