Governo - Data: 26 de março de 2019

Secretários participam de audiência pública sobre Adutora Tapacurá

Página Inicial » Governo » Secretários participam de audiência pública sobre Adutora Tapacurá

Os secretários da Prefeitura, Felipe Lemos (Governo e Planejamento), Kely Morgana (Assistência Social), Nicolas Coelho (Procuradoria) e Elida Barroso (Infraestrutura) participaram na manhã desta terça-feira (26), de uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de São Lourenço da Mata. Objetivo: discutir possíveis soluções para os moradores que residem na faixa de servidão da Adutora Tapacurá, no bairro de Penedo. No encontro também estiveram presentes os engenheiros da Companhia Flávio Coutinho e Daniel Genuíno.

O procurador Nicolas Coelho, no uso da tribuna, solicitou que fosse marcada uma nova audiência para que pudessem comparecer representantes do Governo do Estado e o presidente da Compesa. “Pedimos que a Compesa apresente o projeto da nova adutora à população, além de cobrar do Estado e da Companhia, sua responsabilidade sobre as famílias, que hoje não possuem condições para saírem de suas casas”, disse o procurador. Ainda segundo Nicolas, a Compesa esclareceu que a estrada a que ela se referia, por onde passará a nova tubulação, é na verdade a rua paralela ao atual cano. Outro ponto, considerado importante pelo procurador foi à afirmação de que a Companhia não irá demolir as casas.

Já a secretária de Assistência Social, Kely Morgana, adiantou sobre a necessidade de fazer o levantamento social dos proprietários de imóveis. “Hoje não sabemos ao certo o número de famílias que residem na localidade de risco das tubulações da adutora, por isso, precisamos levantar informações como, por exemplo, quem trabalha, é idoso, pessoa com deficiência, entre outras questões, para assim, requerer algo com os governos estaduais e federais”, pontuou Kely.

O encontro, que foi bastante acalorado, contou com a participação dos moradores da área considerada de risco pela Compesa, e pelo advogado Sérgio Câmara, que os representa. O presidente da Câmara Municipal, vereador Cícero Pinheiro, informou que a Casa está ao lado dos moradores na busca de uma solução. “Como representantes do povo estamos sensibilizados com a situação das famílias, por isso, provocamos o Executivo, assim como a responsável pelas obras da nova adutora para uma saída que beneficie os moradores”, comentou o presidente. Ainda de acordo com Cícero uma nova audiência está marcada para a próxima quinta-feira (4), às 9h30.