Saúde - Data: 30 de junho de 2020

Secretaria de Saúde volta a realizar ultrassonografias para gestantes

Página Inicial » Saúde » Secretaria de Saúde volta a realizar ultrassonografias para gestantes

A Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou os exames de ultrassonografia para gestantes, que estão sendo acompanhadas durante o pré-natal. Os exames estão sendo feitos no Centro de Especialidade Médicas (CEM), localizado no bairro da Vila do Reinado. Devido à pandemia, os atendimentos para exames de ultrassom foram realocados do Hospital Municipal Petronila Campos, no Parque Capibaribe, para o CEM, a fim de evitar aglomerações e resguardar a saúde dos pacientes.

De acordo com Gislaine Calado, secretária de Saúde, no momento, o exame é voltado apenas para grávidas que necessitam de acompanhamento médico adequado, para garantir uma gestação saudável. “Atendemos em média 12 gestantes por dia, que precisam realizar o exame de ultrassonografia, para acompanhamento da gravidez. O exame é feito por encaminhamento dos postos de saúde, agendado no CEM, e em seguida, a paciente é informada sobre data e horário. O resultado do exame é entregue no posto de origem da gestante, no prazo de dez dias, e alí ela já realiza a consulta de pré-natal, com análise do exame”, pontuou Gislaine.

Ainda segundo a secretária, o exame de ultrassonografia permite uma gravidez mais segura para as são-lourencenses. “As gestantes realizam, em média, uma ultrassonografia a cada três meses, para acompanhar o desenvolvimento do feto, saber se está saudável ou se há alguma má formação. O acompanhamento através do exame é muito importante, tanto para as mães, deixando elas mais tranquilas durante esse período, quanto para a saúde da criança”, finalizou.

A paciente, Aline da Silva, que estava realizando o exame de ultrassom para acompanhamento do pré-natal, gostou do atendimento e recomendou para outras gestantes. “Eu vim para saber se o bebê está bem. Saber que posso fazer esse exame sem precisar pagar nada também é um diferencial, principalmente durante uma crise econômica como essa. A médica que me atende no posto marcou o exame e me encaminhou para cá. É o primeiro exame de ultrassom que faço no CEM, e estou na expectativa para saber como está o desenvolvimento do bebê, se está tudo bem e se ele está com saúde”, disse a paciente.