Saúde - Data: 5 de junho de 2019

Secretaria de Saúde ultrapassa meta de vacinação contra gripe

Página Inicial » Saúde » Secretaria de Saúde ultrapassa meta de vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), divulgou nesta quarta-feira (5), o balanço da vacinação contra o vírus da Influenza (gripe) em São Lourenço da Mata. Até a última segunda-feira (3), o município já havia vacinado 34.144 pessoas, ultrapassando a meta do Ministério da Saúde para a cidade, que era de 32.961. Com o resultado, a cidade ultrapassou a marca dos 100%, atingindo 103.59%.

A coordenadora do PNI, a enfermeira Flávia Nunes, lembrou, que neste momento, a vacinação está disponível para todos os moradores até que as doses acabem. “Como já batemos a meta e a campanha já encerrou, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, não enviará mais as doses para os municípios. Nosso estoque já está quase acabando, e em alguns postos, já encerraram. Mas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), que ainda possuem vacinas, a ordem é que seja aplicada em todos, independentemente dos grupos prioritários. Lembrando que a dose leva em média vinte dias para surtir efeito”, explicou a coordenadora.

A Campanha, que encerrou no dia 31 de maio, foi distribuída de forma gratuita em todas as UBS´s do município. Os primeiros a tomarem a vacina, considerada segura e eficiente contra o vírus Influenza, foram os seguintes grupos prioritários: crianças com seis meses de idade até seis anos; gestantes; mulheres; idosos; trabalhadores da saúde; professores; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e portadores de doenças crônicas. Hoje, quem quiser tomar a dose deve se dirigir para uma UBS´s, porém, não podemos garantir a aplicação, uma vez que em muitos lugares a dose já acabou, e não vamos receber mais.