Página Inicial » Saúde » Distrito de Lages recebe ações do “Dezembro Vermelho”

Distrito de Lages recebe ações do “Dezembro Vermelho”

Em: Saúde - Data: 15 de dezembro de 2017

Os moradores do distrito rural de Lages, acordaram cedo, na última quinta-feira (14), para participar da campanha “Dezembro Vermelho”, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade. Pela manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma roda de conversa para conscientizar a população sobre a prevenção do vírus HIV. Na programação da SMS, ainda na quinta-feira, também foi realizada uma palestra, voltada ao público adolescente, com os alunos do Colégio Municipal Ministro Apolônio Sales, em Chã da Tábua.

Para a moradora do distrito, Maria da Silva, a conversa foi bastante explicativa. “Hoje eu entendi o que é, e como se pega as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Foi bom porque pude tirar várias dúvidas com a equipe do posto”, disse Maria. Já para o aluno Davison Santos, a palestra foi importante porque apresentou os riscos que a doença pode causar. “A gente sempre ouvia falar dos problemas causados pelo vírus, mas não imaginava que pudessem ser tão prejudiciais. Acredito que depois dos esclarecimentos, todos iremos ter mais cuidado sobre as IST´s, principalmente o HIV”, ressaltou o aluno.

A diretora de Saúde, Wyllyane Andrade, afirmou que essas foram apenas algumas das ações promovidas pela Prefeitura, ao longo deste mês, para prevenir e combater a doença. “Estamos na metade de dezembro e já realizamos muitos trabalhos voltados à prevenção do vírus HIV em nosso município. Os eventos contam sempre com distribuição de material informativo e preservativos, sejam em rodas de conversas, palestras ou debates sobre o tema”, pontuou a diretora, que ainda enfatizou. “As ações tiveram ampla participação da comunidade e profissionais de saúde. A SMS continua a todo vapor com os trabalhos. Esperamos atender o maior número de pessoas, para que possamos levar informações e ajudar na prevenção desse de mal que atinge toda sociedade”, finalizou Wyllyane.

As pessoas que desejarem realizar o teste rápido, tanto para HIV/AIDS, como para sífilis e hepatite, podem procurar o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), que funciona dentro do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Vila do Reinado, com atendimento nas segundas e quartas-feiras, das 7h às 12h. No local, também há acompanhamento psicológico e tratamento para aqueles que convivem com o HIV/AIDS.

MAIS SOBRE A DOENÇA: a AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes. Vale ressaltar também que a melhor prevenção consiste nas intervenções comportamentais para reduzir o risco da transmissão. Reduzir o número de parceiros sexuais, melhorar adesão ao tratamento, não compartilhar seringas ou agulhas e promover o aumento do uso correto e consistente de preservativos.

Confira também a programação das próximas ações:

19/12 –  CTA/SAE – Ação de testagem rápida na Praça do Canhão

19/12 – UBS Penedo I e II