Saúde - Data: 29 de agosto de 2019

Saúde reforça vacinação contra o sarampo em São Lourenço da Mata

Página Inicial » Saúde » Saúde reforça vacinação contra o sarampo em São Lourenço da Mata

Para garantir uma maior cobertura vacinal, contra o sarampo, em São Lourenço da Mata, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou o estoque da vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Na última segunda-feira (26), a coordenação do Programa Municipal de Imunização (PMI), solicitou um reforço de duas mil dozes extras ao Governo do Estado, e garantiu que todos os 16 postos do município permanecessem abastecidos.

De acordo com a coordenadora do PMI, Flávia Nunes, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas; e a única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. “A Prefeitura vem trabalhando para não deixar a população desassistida, e para garantir uma maior cobertura vacinal, a população deve comparecer a unidade de saúde mais próxima da residência, com cartão de vacina e documento de identificação, mas caso não tenha o cartão, pode comparecer apenas com o documento”, explicou Flávia.

Ainda segundo a coordenadora, devem tomar a vacina os bebês de 6 meses a 11 meses, com uma dose (dose zero); crianças de 1 ano até os 29 anos, com 2 doses da vacina; e adultos entre 30 a 49 anos, com uma única dose, além dos profissionais de saúde. “É preciso também que os moradores fiquem alertas sobre os sintomas da doença. As pessoas que não tomaram a vacina e apresentarem os sintomas de febre, dor articular, conjuntivite, coriza, tosse, manchas vermelhas pelo corpo, devem procurar imediatamente uma unidade de saúde”, destacou Flávia.