Saúde - Data: 29 de agosto de 2019

Saúde reforça vacinação contra o sarampo em São Lourenço da Mata

Página Inicial » Saúde » Saúde reforça vacinação contra o sarampo em São Lourenço da Mata

Para garantir uma maior cobertura vacinal, contra o sarampo, em São Lourenço da Mata, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou o estoque da vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Na última segunda-feira (26), a coordenação do Programa Municipal de Imunização (PMI), solicitou um reforço de duas mil dozes extras ao Governo do Estado, e garantiu que todos os 16 postos do município permanecessem abastecidos.

De acordo com a coordenadora do PMI, Flávia Nunes, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas; e a única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. “A Prefeitura vem trabalhando para não deixar a população desassistida, e para garantir uma maior cobertura vacinal, a população deve comparecer a unidade de saúde mais próxima da residência, com cartão de vacina e documento de identificação, mas caso não tenha o cartão, pode comparecer apenas com o documento”, explicou Flávia.

Ainda segundo a coordenadora, devem tomar a vacina os bebês de 6 meses a 11 meses, com uma dose (dose zero); crianças de 1 ano até os 29 anos, com 2 doses da vacina; e adultos entre 30 a 49 anos, com uma única dose, além dos profissionais de saúde. “É preciso também que os moradores fiquem alertas sobre os sintomas da doença. As pessoas que não tomaram a vacina e apresentarem os sintomas de febre, dor articular, conjuntivite, coriza, tosse, manchas vermelhas pelo corpo, devem procurar imediatamente uma unidade de saúde”, destacou Flávia.

Prefeitura Online
Prefeitura Online
Questões, dúvidas, problemas? Estamos aqui para ajudá-lo!
Connecting...
Não estamos disponível no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Estamos ocupado no momento. Por favor, tente novamente mais tarde
Você tem uma pergunta? Escreva para nós!
:
:
Esta sessão de bate-papo terminou