Saúde - Data: 19 de fevereiro de 2019

Saúde realiza palestra sobre Doenças de Veiculação Hídrica

Página Inicial » Saúde » Saúde realiza palestra sobre Doenças de Veiculação Hídrica

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), realizou nesta terça-feira (19), na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos, uma palestra sobre Doenças de Veiculação Hídrica (DVH) e Saneamento Básico, direcionada aos agentes comunitários de saúde e endemias de São Lourenço da Mata.

Na palestra foram apresentados os tipos de doenças, suas formas de transmissão e o tratamento, orientando os profissionais sobre a importância do saneamento básico, visando a prevenção da incidência das DVH nos locais que atuam. Os humanos podem ser acometidos por essas doenças através do consumo de água contaminada, que funciona como veículo para levar o agente infeccioso do hospedeiro original para um hospedeiro acidental, ocasionando uma série de doenças, entre elas: cólera, esquistossomose, hepatite A, amebíase, leptospirose, giardíase, amebíase, febre tifoide e ascaridíase.

Segundo a coordenadora de Políticas de Saúde, Patrícia Sousa, a Secretaria de Saúde realiza palestras eventualmente. “Promovemos esses encontros regularmente, para qualificar nossos profissionais, esclarecer sobre doenças e orientar sobre a abordagem aos moradores do município”, explicou.