Saúde - Data: 18 de fevereiro de 2020

Saúde promove Seminário sobre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Página Inicial » Saúde » Saúde promove Seminário sobre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A primeira semana de fevereiro marca a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, e a Secretaria Municipal de Saúde, para trabalhar o tema, promoveu nesta terça-feira (18), um seminário abordando o assunto, além de outros , como: sexualidade e planejamento familiar. O público-alvo: alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos, que fica no Centro.

O intuito é aproximar os adolescentes dos fatos que cercam a gravidez na adolescência, que cresceu em 12% entre os anos de 2018 e 2019 no município. Foram convidados para as palestras o coordenador estadual de Políticas LGBT de Pernambuco, que abordou o tema: “Sexualidade da Adolescência; Jessica Andrade, coordenadora do Centro de Testagem e Acolhimento do município (CTA), que proferiu palestra sobre “Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV”; e o enfermeiro Deyvson Barros, que explanou sobre “Prevenção da Gravidez na Adolescência”.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente do município, Patrícia Souza, o número de adolescentes nas palestras tem aumentado, o que para ela é positivo, já que a informação acaba chegando para mais pessoas. “É importante conversar com os adolescentes de maneira mais aberta, sobre sexualidade, tipos de anticoncepcionais e trazê-los para perto da saúde. Sabemos que eles têm essa educação na escola, mas trazer um profissional para dialogar melhor sobre o tema dá aos estudantes um entendimento melhor sobre essas questões” ressaltou a coordenadora.

Para David Remigio, coordenador dos cursos técnicos da escola, as palestras podem sanar dúvidas e reforçar conhecimentos passados em sala de aula. “Quando os alunos ouvem um professor da casa podem pensar que eles querem passar mais um assunto, mas quando se vê pessoas de fora abordando os mesmos assuntos trazidos em aula, eles percebem que também falamos a mesma linguagem que o mercado, o que contribuem para a seriedade e percepção do assunto” disse o coordenador.

As palestras na escola contemplarão todas as séries do ensino médio, ainda neste ano, abordando outros temas, e contarão com profissionais do Governo Estadual e da saúde municipal.