Saúde - Data: 4 de setembro de 2019

Saúde promove ação em alusão à campanha “Setembro Amarelo”

Página Inicial » Saúde » Saúde promove ação em alusão à campanha “Setembro Amarelo”

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, promoveu na tarde desta quarta-feira (4), no Sesc Ler, no bairro de Tiúma, a primeira ação em alusão à campanha “Setembro Amarelo”. A campanha, que possui o girassol com símbolo, trabalha a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando promover a saúde mental e dar destaque aos centros que oferecem ajuda a quem precisa.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do município, Ivana Suzani, a Secretaria de Saúde preparou diversas ações para celebrar o mês. “Hoje, em parceria com o Sesc Ler, realizamos uma aula de alongamento com idosos e uma palestra com a psiquiatra Maria Auxiliadora Falcão. A iniciativa buscou reunir os idosos em uma roda de conversa para debater o tema, já que dados mostram que o número de casos neste público tem aumentado”, explicou a coordenadora.

Ainda segundo Ivana, o mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. “Nós queremos trabalhar ações em diferentes esferas sociais, buscando promover a saúde mental das pessoas, e mostrar que o assunto precisa ser discutido na sociedade; além de oferecer ajuda para estas pessoas que estão, por exemplo, em depressão, e acabam desenvolvendo pensamentos suicidas”, frisou a coordenadora.

SETEMBRO AMARELO – é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Programação

11/09 – Atividade Física com adolescentes, no Auditório da Escola Técnica Eduardo Campos, e palestra com o psiquiatra infanto-juvenil, Kleber Varella, das 9h às 12h.

25/09 – Corrida e caminhada de Valorização da vida, a partir das 8h, com concentração na Praça do Canhão e chegada na Academia das Cidades, com encerramento de um Aulão de Zumba.