Página Inicial » Saúde » Saúde promove ação do Dezembro Vermelho

Em: Saúde - Data: 14 de dezembro de 2018

Por Cynthia Barbosa

Fotos: Victor Patrício/SECOM

O dia 1 de dezembro foi determinado como o Dia Mundial Contra a AIDS, com o objetivo de promover a troca de informações, esclarecer mitos que envolvem o tema e incentivar a tolerância social. Diante dessa importante data, que em 2018 completa 30 anos, a Secretaria de Saúde promoveu um evento, o Dezembro Vermelho, com diversos serviços gratuitos, nesta sexta-feira (14), na rua do Rosário.

“Nosso objetivo é oferecer aconselhamentos e tirar dúvidas sobre a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis, além de realizar exames gratuitos para a população. Com essa ação também oferecemos aconselhamentos, explicamos formas de diagnóstico e tratamento, dessa forma esperamos diminuir o preconceito que existe”, explicou a coordenadora do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) do município, Jessica Andrade.

Durante o evento foram oferecidos testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV, com resultado entregue em até 20 minutos, e aulas de zumba. Os são-lourencenses que obtiveram resultado positivo para HIV, receberam acolhimento do Serviço de Assistência Especializada (SAE), e em casos de sífilis e hepatite, os pacientes foram encaminhados ao Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), onde recebem suporte médico.