Página Inicial » Assistência Social » São Lourenço discute direitos das crianças

São Lourenço discute direitos das crianças

Em: Assistência Social - Data: 16 de maio de 2018

Por Wagner Souza

Foto: Victor Patrício/Secom-SLM

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um mal que precisa ser combatido cotidianamente. Com esse foco, a Prefeitura de São Lourenço da Mata deu início nesta terça-feira (15) à Semana de Mobilização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças, promovida pela Secretaria de Assistência Social (Seas). O dia também representa o Dia do Assistente Social, profissional importante para a assistência da população.

Para intensificar a campanha, nesta quarta-feira 16 será realizado o Fórum Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças, das 8h às 12h, no Cine Royal, localizado na Rua Dr. Pedro Correia de Araújo, s/n, no Centro. O evento contará com profissionais da área debatendo sobre o assunto, além da apresentação musical O Meu Corpo é Um Tesourinho.

As atividades começaram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tiúma e na Escola Municipal Tiradentes, em Matriz da Luz. Jovens e a criançada participaram de sessão de cinema e de roda de diálogo, em que foram discutidas temáticas referentes ao abuso.

Segundo a assistente social do Cras/Tiúma, Jancleide Silva, ações como essa serve para orientar aqueles que precisam aprender a lidar com o problema do abuso sexual. “A inocência da criança e do adolescente acaba sendo aproveitadas por pessoas que cometem abusos sexuais. Esses jovens precisam saber quando e como pode denunciar esses crimes. É algo muito delicado, mas que precisa ser sempre discutido”, destaca Jancleide.

Por fim, uma caminhada está sendo organizada para a sexta-feira (18), na qual serão feitas panfletagem e adesivagem no Centro de São Lourenço da Mata e bairros vizinhos.

Dia 16/05

Fórum Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças

Programação:

8h – Acolhida

9h – Apresentação de Yasmin e Junior – O Meu Corpo é Um Tesourinho

9h10 – Abertura dos Trabalhos

10h20 – Apresentação do vídeo Araceli

10h30 – O Abuso Sexual Infantil, A Revelação e a Via Crucis da Criança e da Família – palestra com a psicóloga Janaína da Mota Martins

11h – Violência Sexual Infantil – palestra com o professor Silvino Neto

11h30 – Debate

12h – Encerramento

Dia 18/05