São Lourenço da Mata - Prefeitura Municipal
Página Inicial » São Lourenço da Mata

São Lourenço da Mata

O município de São Lourenço da Mata está localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), limitando-se com as cidades de Paudalho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Recife, Camaragibe, Vitória de Santo Antão e Chã de Alegria. Localizada a 18 km do Recife, a extensão territorial da cidade compreende uma área de 264 km² e abriga quase 98. 402 habitantes, de acordo com dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, especula-se que a densidade populacional do município está acima dos 100 mil habitantes, sendo destes 92% residentes na zona urbana, e 8% na zona rural. As principais vias de acesso da cidade são as rodovias pavimentadas BR-408 – que está sendo duplicada por iniciativa do Governo do Estado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) -, e a PE- 05. O clima da cidade é do tipo tropical chuvoso, com verão seco. O período chuvoso começa no outono/inverno tendo início em maio e término em agosto. A precipitação média anual é de 1300,9 mm. A vegetação é predominantemente do tipo floresta subperenifólia, com partes de floresta hipoxerófila. A economia formal do município se compõe basicamente dos setores de comércio, serviços de pequenas e médias empresas, e da administração pública.

São Lourenço da Mata pode ser considerada uma das cidades mais antigas do Brasil. Os registros históricos remetem a presença de índios Tupinambás que ocupavam terras ao longo dos Rios Capibaribe e Beberibe por volta do ano de 1554. Nesse mesmo período, os índios disputavam as terras que ocupavam com colonizadores portugueses, que se sobressaíram na luta contra os nativos e conseguiram se estabelecer na região para explorar o pau-brasil.

Há registros de que em 1540 foi construída na cidade a segunda Igreja mais antiga do país, a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Erguida inicialmente como Capela, e apesar de ter sofrido algumas reformas ao longo desses anos, ela ainda conserva elementos arquitetônicos do século XVI que encantam os observadores e turistas. Mais adiante, em 1621 foi erguida a Capela que deu lugar a atual igreja matriz, que homenageia a São Lourenço, o padroeiro da cidade.

A ocupação inicial de São Lourenço da Mata esteve atrelada a extração do pau-brasil. No final do século XVI, começaram a surgir os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, que tornaram-se a principal fonte de renda do local durante muitos anos. Durante o período da invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654), o município também foi palco de disputas.

Por volta de 1635, os portugueses que ocupavam a região conseguiram expulsar os holandeses que espreitavam o cultivo da cana-de-açúcar. Até 1775, São Lourenço era apenas um distrito subordinado aos municípios de Recife e Paudalho. A denominação São Lourenço da Mata surgiu em 1884, quando o distrito foi elevado à categoria de vila. O município só passou a ser instalado a partir do dia 10 de janeiro de 1890. Conhecida nos últimos anos como a “Capital Nacional do Pau-Brasil”-título conferido pela Fundação Nacional do Pau-Brasil -, a cidade recebe o título por possuir a maior reserva nativa da planta uma área de 776 hectares, que abriga milhares de pés de pau-brasil.

Perfil

Localização: Litoral/Mata, microrregião metropolitana, 18 km do Recife.
Área: 264,3 km2
População: 111.197 (IBGE 2016)
Gentílico: são-lourencense
Vegetação: Floresta sub perenifólia, com partes de floresta hipoxerófila.
Precipitação pluviométrica média anual: 1.300,9 mm
Meses chuvosos: Abril e maio
Data de comemoração da emancipação política: 10 de janeiro
Dia de feira: Sábado
Padroeiro: São Lourenço Mártir
Base econômica: Agroindústria
Ano de instalação: 1884
Altitude: 58 metros
Cidades limítrofes: Ao norte, Paudalho. A leste, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ao sul, Jaboatão e Moreno. A oeste, Vitória de Santo Antão e Glória do Goitá.
Clima: Brando, ameno. Mais quente nos meses de outubro a março, chegando à temperatura máxima de 32 graus durante o dia. De abril a setembro, principalmente nos meses de junho e julho, a temperatura chega aos 18 graus.

Prefeitura Online
Prefeitura Online
Questões, dúvidas, problemas? Estamos aqui para ajudá-lo!
Conectando...
Não estamos disponível no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Estamos ocupado no momento. Por favor, tente novamente mais tarde
Você tem uma pergunta? Escreva para nós!
:
:
Esta sessão de bate-papo terminou