Página Inicial » Turismo » São Lourenço da Mata terá rota de Turismo Religioso

São Lourenço da Mata terá rota de Turismo Religioso

Em: Turismo - Data: 1 de novembro de 2017

Conhecida nacionalmente como a Capital Nacional do Pau-Brasil, o município de São Lourenço da Mata passará agora a ser conhecido também pelo seu patrimônio histórico. O Secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, Gilberto Monteiro, se reuniu na última terça-feira (31), com o pároco Davi Gonçalves da Igreja Nossa Senhora da Luz, no distrito rural de Matriz da Luz, para discutir o projeto de implantação do Turismo Religioso na cidade.

Para Gilberto, o roteiro histórico-religioso de visitações trará benefícios para São Lourenço da Mata. “Sabemos que um grande público de fiéis passa pelo distrito para agradecer a Mãe da Luz pelas graças alcançadas, as visitas guiadas irão trazer um atrativo a mais para conhecer a história da igreja, além de aumentar a economia da cidade”, disse o secretário.

No encontro, que também estavam os diretores Val Maclinio (Cultura), Anderson Camará (Esportes) e os coordenadores Felipe Barros (Cultura), Peracio Gondim (Pedagógico) e Professor Ricardo (Esportes), o secretário ainda conheceu os campos da localidade para estudar a criação de projetos esportivos.

PATRIMÔNIO – Tombadas este ano, pela Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e desconhecidas por muitos são-lourencenses, as Igrejas de Nossa Senhora da Luz (Matriz) e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (Capela), localizadas no distrito de Matriz da Luz, poderão ser visitadas pelo público. A história das igrejas se confunde com a do distrito. A Igreja da Luz foi fundada em 1540, contabilizando os seus 477 anos, sendo a segunda mais antiga de Pernambuco e terceira do Brasil. Após a construção da igreja, o vilarejo começou a tomar forma e portugueses passaram a refugiar-se no local com o advento das guerras em Pernambuco.