Cultura - Data: 31 de julho de 2020

São Lourenço da Mata terá Comitê de Gestão Cultural da Lei Aldir Blanc

Página Inicial » Cultura » São Lourenço da Mata terá Comitê de Gestão Cultural da Lei Aldir Blanc

Para gerir os recursos que virão, oriundos da lei Aldir Blanc, a Prefeitura de São Lourenço da Mata irá criar um Comitê de Gestão Cultural, composto por membros do poder público e da sociedade civil, de caráter deliberativo, propositivo, fiscalizador e normativo. Na próxima terça-feira (4), haverá uma reunião para a definição dos grupos e representatividades culturais, pelo link. O objetivo: construir de forma democrática o plano de trabalho para aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, juntamente com a classe artística e os agentes culturais do município.

De acordo com o secretário de Cultura, Esportes e Juventude, Antônio Mendes, a quantidade de membros ainda não está definida, pois irá depender do que será acordado na reunião. “O encontro remoto servirá para organizar e definir estratégias que serão utilizadas para elaboração do comitê. Nesta sexta-feira (31), nossa Secretaria saiu em busca de artistas representantes dos distritos rurais e engenhos, no distrito de Lages. Na próxima semana, estaremos em vários outros locais, no distrito de Matriz da Luz, na Comunidade das Mulheres de Barro, que fica no Engenho Concórdia; além de Itapema, entre outros”, pontuou o secretário.

O fundador do grupo de percussão afro Batuque Ewê, King Pernambuco, ressaltou a importância do comitê. “Estou participando e acredito que o comitê veio para somar, durante esse período da distribuição do Auxílio Emergencial Cultural. É um passo grande para os fazedores da cultura de São Lourenço da Mata, pois, com o comitê a cidade passará a ter um conselho municipal, sendo um legado para os artistas. Com isso, temos a participação dos grupos culturais na realização da lei de emergência e em outros processos que viram para o município”, comentou King.