Página Inicial » Cultura » São Lourenço da Mata terá 30 “arraiás” comunitários espalhados por toda a cidade

Em: Cultura - Data: 21 de junho de 2018

Da Secretaria de Comunicação

Descentralizar os festejos juninos e, assim, levar a toda a cidade de São Lourenço da Mata a tradição dos arraiais brejeiros e comunitários. Foi com esta intenção que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes, Juventude e Turismo, apostou no apoio às comunidades de todo o município na celebração do São João em 30 “arraiás”, distribuídos por 15 localidades são-lourencenses, entre bairros, distritos e vilas.

“Tivemos essa iniciativa no ano passado, que foi um sucesso e bastante elogiada pela população. Por isso seguimos a mesma ideia para o São João de 2018. Assim, nós vamos preservar a cultura dos ‘arraiás’ de bairros, uma tradição antiga que atrai muitas famílias para os festejos juninos”, explicou o prefeito Bruno Pereira.

“Nosso papel é disseminar a cultura do município, incentivando projetos que beneficiem a população. Por isso investimos nos ‘arraiás’, que foram desenvolvidos pelos próprios são-lourencenses, fortalecendo o senso de união e familiaridade entre os moradores”, explicou o secretário de Cultura, Esportes, Juventude e Turismo, Jairo Chaves.

O secretário Jairo Chaves também salienta o incentivo dado pela sua pasta às quadrilhas juninas de São Lourenço da Mata, uma das manifestações culturais mais pujantes do município. “É um reconhecimento da administração municipal a esses grupos, que levam o nome de São Lourenço da Mata para todo o Brasil”, reforça. A Secretaria de Cultura, Esportes, Juventude e Turismo também ornamentou os pontos mais importantes de São Lourenço da Mata.

A Prefeitura de São Lourenço da Mata deu apoio a arraiais tradicionais nos bairros e distritos de Vila do Reinado (Arraial Pé de Ferro), Tiúma (Arraiá do Bar do Boi), Rosina Labanca (Arraial Vem Festejar, Arraiá da Rosina), Vila da Saudade (Arraial 12 Irmãos), Várzea Fria (Arraial Multicultural, Arraial Festa Junina, Arraial dos Amigos do PortalSLNET1), Parque Capibaribe (Arraial da Praça, Arraial Festejo Junino, Arraial da Feirinha Típica, Arraiá dos Primos, Arraiá da Ressaca, Arraial dos Amigos), Matriz da Luz (Arraial Festa de São João, Arraial da Alegria), Comunidade Gleba (Arraial do Gleba), Loteamento São João e São Paulo (Arraial dos Amigos), Nova Tiúma (Arraiá de 20 Anos da Rádio Damata, Arraial Vem que Tem, Arraial Junino Gonzagão), Pixete (Arraial da Copa do Mundo, Arraial Chegou Gostou, Arraial da Bolacha Ano 1), Muribara (Arraial Muribara, Arraial Ascor), Lages (Arraial de Lages), Umuarama (Arraial do Umuarama) e Bela Vista (Arraial da Bela Vista).