Cultura - Data: 21 de janeiro de 2020

São Lourenço da Mata recebe Rainha e Rei Momo e dá início aos preparativos do seu Carnaval

Página Inicial » Cultura » São Lourenço da Mata recebe Rainha e Rei Momo e dá início aos preparativos do seu Carnaval

Nesta terça-feira (21), São Lourenço da Mata recebeu a visita do Rei Momo e Rainha do Carnaval do Recife. O convite foi feito pelo secretário de Cultura, Esportes e Juventude do município, Antônio Mendes, para resgatar e valorizar as tradições do carnaval de rua. Este ano, a cidade trará o tema “Carnaval de Todas as Tribos” e decoração assinada pelo estilista e artista plástico pernambucano, Beto Kelner.

Durante a visita do Rei e Rainha do Carnaval, os artistas prestigiaram o aniversário de um ano do Procon. O Rei Momo do Recife, Henrique Marinho, ressaltou que essa parceria favorece todos os artistas locais e a população. “Fomos convidados para acompanhar o processo do concurso de bandas e artistas para o Carnaval de São Lourenço da Mata. Para nós Rei e Rainha, que vamos passar nossas experiências para outros artistas, é a realização de um sonho e reconhecimento” pontuou o Rei Momo.

 

Já a Rainha do Carnaval, Maria Lucrécia, completou comentando sobre suas expectativas para o Carnaval da cidade. “Percebi que o projeto tem o intuito de preservar e resgatar as memória e raízes culturais regionais do carnaval de São Lourenço da Mata. O evento em si será maravilhoso como estar pretendendo ser. Estamos ansiosos vendo as mudanças acontecerem, como as decorações e valorização do urso, um símbolo cultural do município”, destacou a Rainha.

De acordo com o prefeito Bruno Pereira, o Carnaval irá promover a valorização das tradições. “Estamos preparando uma Festa de Momo como São Lourenço da Mata nunca viu. Nossa cidade nunca teve um Carnaval como este que estamos preparando. Na história de nossa cidade já tivemos apresentações pontuais, como desfile de bandas, ursos e maracatus, mas nunca uma programação tão completa como esta. Temos potencial e uma cultura carnavalesca muito forte, como os ursos e maracatus, e precisamos valorizar nossas tradições e incentivar o turismo e a cultura local”, frisou o prefeito.

Para o secretário, a festa de mono na Capital Nacional do Pau-Brasil, promete ter a cara das ladeiras de Olinda, mas com o toque de São Lourenço da Mata. “Ainda estamos fazendo ajustes das datas, mas teremos polos, blocos, artistas e agremiações. Desde que cheguei em São Lourenço da Mata identifiquei que existe um grande número de agremiações culturais. A cidade respira cultura, sendo um celeiro de manifestações artísticas e pretendemos valorizar todas elas, como por exemplo, o grupo de percussão Batuque Ewê, os Ursos: Branco de Cangaçá, Tornado, Marrom, Preto e Do Teu Pai; além de muitas outras atrações da terra”, destacou o secretário.

Ainda segundo Antônio, São Lourenço da Mata têm muitas ladeiras e pontos turísticos, principalmente no Centro da cidade. “Queremos aproveitar esses espaços públicos para promover uma festa carnavalesca com a tradição de bloquinhos pelas vias públicas, subindo e descendo as ladeiras”, ressaltou o secretário, que ainda explicou. “Beto Kelner, com seu estilo pop, marcado com seus tons coloridos, será responsável por toda decoração das ruas e polos da cidade, porém, com uma identidade cultural e visual própria da nossa cidade”, finalizou Antônio.

Prefeitura Online
Prefeitura Online
Questões, dúvidas, problemas? Estamos aqui para ajudá-lo!
Connecting...
Não estamos disponível no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Estamos ocupado no momento. Por favor, tente novamente mais tarde
Você tem uma pergunta? Escreva para nós!
:
:
Esta sessão de bate-papo terminou