Página Inicial » Educação » São Lourenço da Mata recebe Projeto Recapibaribe

São Lourenço da Mata recebe Projeto Recapibaribe

Em: Educação - Data: 21 de novembro de 2017

Para alertar a população sobre a depredação e o sucateamento do Rio Capibaribe, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, em parceria com o Projeto Recapibaribe, realizará, na próxima sexta-feira (24), a ação “Capibaribe o coração de São Lourenço da Mata”, que coletará lixo e entulhos nas margens do rio. A coleta, em alusão ao Dia do Rio, comemorado na sexta, contará com cerca de 31 jovens aprendizes e terá como objetivo, além do recolhimento dos resíduos, a educação ambiental dos moradores ribeirinhos.

O diretor de Juventude da Prefeitura, Anderson Coutinho, que participou de um encontro, nesta segunda-feira (21), na sede da ONG Recapibaribe, no Recife, informou que a ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Juventude. “Buscamos essa articulação com a ONG, para que pudéssemos apresentar também propostas e ações necessárias à sua conservação, de caráter urbanístico e ambiental. Acreditamos ainda que a ideia será pescar a ‘consciência’ das pessoas para que percebam que há um rio cuja as águas embelezam 42 municípios Pernambucanos, mas, está esquecido, tornando-se um deposito de lixo e esgoto”, explicou Anderson.

Já para a secretária de Educação, Silvana Alves, a iniciativa “Capibaribe o coração de São Lourenço da Mata” parte de um sentimento de responsabilidade com o rio. “O projeto visa levar aos alunos e a toda comunidade escolar, o conhecimento da ótica dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), e conscientizar, assim, levamos para toda população, a necessidade da preservação do meio ambiente. Além disso, o Capibaribe é um cartão postal da cidade, e como tal, é de suma importância que a população esteja inserida nos programas e projetos voltados para o cuidado com o meio ambiente”, reforçou a secretária.

O projeto será realizado no município com estudantes, do 8º e 9º ano, de diversas instituições de ensino, tais como, Centro Integrado Empresa Estado (CIEE), as escolas municipais de São Lourenço da Mata, Cleto Campelo e Apolônio Sales, além de alguns barqueiros. Os resíduos coletados também serão doados à Associação dos Catadores CAD-Recicla. Durante a ação os participantes irão promover um abraço no Rio Capibaribe, como forma de mostrar o cuidado e o zelo pelos recursos hídricos.