Página Inicial » Assistência Social » São Lourenço da Mata realiza fórum de combate ao abuso e exploração de crianças

São Lourenço da Mata realiza fórum de combate ao abuso e exploração de crianças

Em: Assistência Social - Data: 17 de Maio de 2018

Por Wagner Souza

Fotos: Secom/SLM

Mobilizar, conscientizar e unir forças. Esses foram os objetivos da Prefeitura de São Lourenço da Mata ao realizar o 1º Fórum Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes. O encontro serviu para discutir uma problemática muito atual não apenas no município, mas em todo o estado e no País. Cerca de 200 pessoas compareceram ao Cine Royal para participar da ação, que contou com palestras e apresentação do musical O Meu Corpo é Um Tesourinho.

Organizado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), o evento faz parte da Semana de Mobilização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que termina nesta sexta-feira 18, data em que celebra o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças. Uma caminhada está sendo organizada para este dia, em que serão feitas panfletagem e adesivagem no Centro da cidade e bairros vizinhos.

“Informação gera prevenção. Primeiro tem que iniciar pela família, depois na escola. A violência sexual não pode ser um tabu para nossa sociedade, é um assunto que deve ser encarado com muita responsabilidade”, relata Kely Morgana, secretária de Assistência Social. Ela também destaca o trabalho preventivo da Administração Municipal, focado nas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“A violência sexual é um assunto que deve ser encarado com muita responsabilidade”, diz Kely Morgana

Para o secretário de Educação, Gleibson Cavalcanti, a escola é um espaço fundamental para a formação da pessoa e, para isso, todos precisam estar atentos aos acontecimentos da comunidade à qual pertence. “Na escola encontramos um ambiente onde os professores devem estar atentos a qualquer mudança de comportamento de seus alunos”, apontou.

Quem também palestrou foi o mestre em direitos humanos Silvino Neto. Ele falou que o enfrentamento à violência sexual infanto juvenil envolve toda a sociedade, mas principalmente todas as instituições públicas. “O abuso destrói a mente das crianças, precisamos estar alertas para fornecer atendimento especializado e mobilizar os agentes públicos de segurança para evitar esses atos”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação da mestre em psicologia clínica Janaína Martins, que abordou os aspectos  psicológicos do abuso e da exploração de crianças, e a representante da Secretária de Assistência Social de Pernambuco, Maura Aguiar, que destacou o papel do poder público no combate à violência contra as crianças.

“O abuso destrói a mente das crianças, precisamos estar alertas para evitar esses atos”, diz Silvino Neto

Todos os palestrantes deixaram clara a necessidade de denunciar casos de violência ou abuso sexual de crianças e adolescentes. Os casos podem ser relatados de forma anônima pelo Disque-Denúncia, através do número 100. Em casos no município de São Lourenço da Mata, os casos também podem ser encaminhados para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CRAS); ou o Conselho Tutelar.

A origem do 18 de maio

Em meados 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo, uma menina de 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado. Os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 45 anos, mas situações absurdas como essa ainda se repetem.

Locais para Denúncias no Município:

CREAS
Rua Tito Pereira, 31 – Centro