São Lourenço da Mata - Prefeitura Municipal
Página Inicial » Educação » São Lourenço da Mata realiza encerramento do programa Controlador Mirim

São Lourenço da Mata realiza encerramento do programa Controlador Mirim

Em: Educação - Data: 17 de outubro de 2018

Por Cynthia Barbosa

Fotos: Victor Patrício/SECOM

A Prefeitura de São Lourenço da Mata, através da Controladoria Geral do Município (CGM), realizou o encerramento da primeira edição do programa Controlador Mirim – desenvolvido com o objetivo de incentivar os estudantes da rede municipal de ensino sobre a importância do controle social e administração pública – nesta quarta-feira (17), na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos, que contou com a participação dos jovens controladores mirins, onde apresentaram peças teatrais sobre o aprendizado conquistado durante o desempenho do programa nas escolas.

De acordo com o controlador geral do município Felipe Silva, o programa foi planejado para desenvolver o senso de responsabilidade nos jovens. “Idealizamos o Controlador Mirim para instigar o sentimento de participação social dos nossos estudantes, através do programa, que durou cerca de dois meses, os orientadores explicaram a importância da cidadania e ética na sociedade. Assim, nós colaboramos na formação desses pequenos cidadãos”, ressaltou o controlador geral do município.

Direcionado aos estudantes do ensino fundamental, o Controlador Mirim foi iniciado no mês de agosto, com a participação de oito escolas municipais e foi dividido em três etapas: na primeira, foram eleitos 10 jovens por escolas, sendo nomeados Controladores Mirins, que posteriormente iniciaram arrecadação de alimentos, totalizando quase duas toneladas, que serão doados em comunidades do município; a segunda foi a transformação do ambiente escolar, onde os Controladores Mirins discutiram e promoveram mudanças nas escolas, como a implantação de coleta seletiva, reuniões com os demais estudantes sobre a importância de preservar o patrimônio público; e terceira etapa, finalizada nesta quarta-feira (17), foi uma apresentação teatral abordando conceitos como ética e combate a corrupção, temas discutidos durante o programa.

Na Escola Municipal Jonas de Andrade Lima, localizada no distrito de Lages, n Zona Rural de São Lourenço da Mata, os controladores mirins fizeram grandes mudanças no ambiente escolar, criaram um horta e reutilizaram a água de lavar os pratos para regar as plantas, reaproveitaram pneus velhos e transformaram em decoração e criaram vassouras com materiais recicláveis. Com esses feitos foi consagrada campeã da primeira edição do programa Controlador Mirim.

Para Arthur Kauã Avelino, controlador mirim da Escola Municipal Ministro Apolônio Sales, a experiência mostrou o valor da escola para os estudantes. “Nós aprendemos a importância de zelar pela nossa escola e incentivamos os outros estudantes a cuidar também, porque sempre que quebramos algo o dinheiro usado para consertar poderia ser utilizado em algo melhor. Mas agora todos estamos focados em aprender e melhorar, cuidando do ambiente”, contou o estudante.

As escolas municipais participantes do programa Controlador Mirim foram: Tiradentes, de Matriz da Luz; Senador José Ermírio de Moraes, de Tiúma; Rosina Labanca, do Parque Capibaribe; Ministro Apolônio Sales, de Chã da Tábua; Jonas de Andrade Lima, de Lages; Inácio Gomes da Silva, de São João e São Paulo; Cleto Campelo, no Centro; e Ercina Lapenda, da Vila do Reinado. Todas as etapas realizadas contabilizaram pontos, somados para revelar a escola vencedora, mas todos os controladores mirins que participaram ganharam certificados e um passeio para o Instituto Ricardo Brennand, instituição cultural localizada no Recife.

Prefeitura Online
Prefeitura Online
Questões, dúvidas, problemas? Estamos aqui para ajudá-lo!
Connecting...
Não estamos disponível no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Estamos ocupado no momento. Por favor, tente novamente mais tarde
Você tem uma pergunta? Escreva para nós!
:
:
Esta sessão de bate-papo terminou