Página Inicial » Saúde » São Lourenço da Mata promove Dia D do Outubro Rosa

Em: Saúde - Data: 20 de outubro de 2018

Por Cynthia Barbosa

Fotos: Victor Patrício/SECOM

Neste sábado (20), a Prefeitura de São Lourenço da Mata, realizou o Dia D do Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização sobre o câncer de mama, que afeta cerca de 60 mil mulheres brasileiras por ano. Com muita animação, dezenas de mulheres são-lourencenses participaram do evento na praça do Canhão, com orientações sobre a importância da prevenção.

“É de extrema importância realizarmos eventos como esse para explicar e conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. Por isso trouxemos profissionais para esclarecer algumas dúvidas e ensinar como realizar o autoexame, que é a maneira mais eficaz e rápida de descobrir a doença”, explicou a secretária de Saúde, Karla Freitas. 00

O evento contou com diversas atividades, como exames de mamografia, orientações nutricionais, exercícios físicos, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, vacinação, orientações sobre o autoexame de mama, cortes de cabelo para doar as mulheres que perderam durante o tratamento do câncer, entre outras.

Câncer de mama – O câncer mais comum entre as mulheres no mundo, sua incidência maior é após os 50 anos, também pode acometer homens. Seu sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo (caroço), fixo e indolor, podendo ser perceptível pela própria mulher através do autoexame.