Turismo - Data: 29 de agosto de 2019

São Lourenço da Mata é incluído no Mapa do Turismo Nacional

Página Inicial » Turismo » São Lourenço da Mata é incluído no Mapa do Turismo Nacional

A cidade de São Lourenço da Mata foi reconhecido, na última terça-feira (27), para entrar no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. A cidade foi reconhecida pelo Ministério do Turismo (MTur) com a emissão do certificado digital para municípios inscritos. Para o MTur a certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 3.285 destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

De acordo com o prefeito Bruno Pereira, o município foi reconhecido pelo seu grande potencial para o turismo. “São Lourenço da Mata é uma cidade histórica, onde é possível trabalhar vários segmentos do turismo, como, ‘religioso’, já que contamos com diversas igrejas, entre elas uma das mais antigas do Brasil, no distrito rural de Matriz da Luz. ‘Ecológico’, por meio de nossas trilhas, barragens e reserva de pau-brasil. ‘Esportivo’, com a Arena Pernambuco, sediada em nossa cidade, entre outros”, pontuou o chefe do Executivo.

Ainda segundo Bruno, o município entrou na categoria D da lista, mas a pretensão é elevar gradativamente até chegar na categoria A. “Com a certificação São Lourenço da Mata poderá receber investimentos públicos e privados, que irão incentivar ainda mais o turismo local, como por exemplo, a construção de hotéis e pousadas, qualificação de mão de obra, entre outros. Mas, é preciso também trabalharmos, para estruturar melhor nossa cidade, com catálogos turísticos, mais acessibilidade, infraestrutura e educação”, disse o prefeito.

Para secretário de Turismo do Estado de Pernambuco e Presidente da Empetur, Rodrigo Novaes, a situação atual de Pernambuco não poderia ser melhor e a de São Lourenço da Mata idem. “Temos hoje um Ministério do Turismo com grandes projetos de incentivo ao Turismo. Assim como nosso Estado, que possui projetos para o fomento do turismo estadual, como o ‘Bora Pernambucar’. E nós acreditamos no potencial da cidade, visto que o turismo é a melhor forma de desenvolvimento econômico de uma região e a melhor forma de preservação ambiental, cultural, histórico e patrimonial”, frisou o presidente da Empetur.

O prefeito Bruno Pereira, ainda ressaltou que hoje São Lourenço da Mata conta com uma Secretaria de Turismo, Diretoria de Turismo da ADESMA e um Conselho de Turismo, todos, atuantes, além de um grupo da iniciativa privada que também está fomentando o turismo local. “Já existem diversos projetos turísticos em desenvolvimento, incluindo projetos em parceria com outras Secretarias de Turismo, EMPETUR, outros órgãos da Administração Pública e com a iniciativa privada. Em breve estaremos recebendo turistas de todo o Brasil e do exterior”, finalizou o chefe do Executivo.