Planejamento - Data: 4 de julho de 2019

São Lourenço da Mata discute Plano de Desenvolvimento Urbano Metropolitano

Página Inicial » Planejamento » São Lourenço da Mata discute Plano de Desenvolvimento Urbano Metropolitano

Na manhã desta quinta-feira (04), o município de São Lourenço da Mata sediou a Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife (PDUI). O evento, que ocorreu na Câmara Municipal, reuniu secretários municipais, representantes do Governo Estadual e sociedade civil.

Participaram da mesa de abertura a presidente-diretora da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), Sheilla Pincovsky; os secretários municipais Felipe Lemos (Planejamento, Gestão e Acesso à Tecnologia); Kelly Morgana (Assistência Social); Vanessa Costa (Trabalho e Qualificação Profissional) e representando a sociedade civil, professor Jacaúna Medeiros.

De acordo com Sheilla Pincovsky, o objetivo do encontro é estabelecer um processo permanente de planejamento, e as diretrizes para o desenvolvimento urbano da região metropolitana. “A audiência passará pelos quinze munícipios que fazem parte da RMR. O plano também pretende notificar ações e apontar potenciais e problemas dos municípios. Já este encontro é uma oportunidade das cidades enfrentarem os problemas de uma forma coletiva. O PDUI é de fundamental importância na busca de soluções em conjunto com a gestão pública e a colaboração da sociedade civil”, destacou.

Já o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Acesso à Tecnologia, Felipe Lemos, ressaltou a importância do plano. “Já fizemos o nosso Plano Diretor do município que é um marco para a cidade. O plano aqui apresentado se encaixa perfeitamente no que já fizemos, porém, num nível metropolitano. É muito importante a participação da sociedade civil na construção desse projeto”, enfatizou.

Após a apresentação dos técnicos sobre o tema, o debate foi aberto ao público que pôde tirar dúvidas sobre os assuntos que foram abordados. O relatório final do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado deve ser apresentado até o final de novembro deste ano.