Controladoria - Data: 14 de agosto de 2019

Página Inicial » Controladoria » São Lourenço da Mata concorre a três prêmios nacionais de ética, transparência e gestão

Com inovação e criatividade, a Prefeitura de São Lourenço da Mata está concorrendo a três prêmios nacionais de ética, transparência e gestão. O primeiro é o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, que o município já foi vice-campeão no ano passado, com o projeto “Controlador Mirim”, e este ano, concorrerá novamente na categoria instituições, com o projeto “Control Ação”, que tem por objetivo promover ações de cidadania, ampliando trabalhos nas áreas das políticas sociais, educação fiscal, ética e controle social.

De acordo com o controlador geral do município, Felipe Silva, o programa mostra direitos e deveres das pessoas, além de estimular os cidadãos conhecerem melhor a gestão pública e a transparência dos órgãos, incentivando assim, a participação e o protagonismo social. “Buscamos unir serviços públicos focando sempre na ação do cidadão e sua apropriação com suas responsabilidades. Todo o trabalho é realizado em conjunto com as demais secretarias da Prefeitura, que ajudam na elaboração do planejamento das atividades, acompanhando as ações e os indicadores de desempenho”, explicou o controlador.

Os outros dois são: Prêmio Marco Maciel de Ética e Transparência e o MuniCiência, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No Marco Maciel, a Prefeitura está disputando com o projeto “São Lourenço Sem Corrupção”, na categoria RIG em organizações públicas. Já no MuniCiência, o Executivo concorre na categoria Municípios de Médio Porte, com o programa “Controlador Mirim”. Os resultados saem esta semana (Marco Maciel), início de setembro (MuniCiência) e em outubro (Educação Fiscal).

O prefeito Bruno Pereira afirmou que a seleção dos projetos é resultado de todo trabalho e esforço da gestão. “Os programas apresentam o compromisso da nossa gestão com a transparência. Além dos projetos, nossa equipe, em especial nossa Controladoria Geral do Município (CGM), vem trabalhando brilhantemente para garantir à nossa cidade o devido reconhecimento de nossos esforços. Este ano, pela primeira vez, conseguimos atingir a nota máxima no Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE), o que mostra o trabalho sério com a máquina pública, e nossa responsabilidade na administração dos recursos”, frisou o chefe do Executivo.