Cultura - Data: 8 de janeiro de 2020

São Lourenço da Mata completa 130 anos com muitas histórias e belezas naturais

Página Inicial » Cultura » São Lourenço da Mata completa 130 anos com muitas histórias e belezas naturais

Em 130 anos de existência, São Lourenço da Mata (RMR), conhecida como Capital Nacional do Pau-Brasil, guarda muitas histórias em suas memórias. E para celebrar toda sua história, a Prefeitura preparou uma programação para próxima sexta-feira (10), data de aniversário da emancipação política do município, que fica localizado a apenas 19 km da capital pernambucana, Recife.

Para o prefeito Bruno Pereira, São Lourenço da Mata tem muito a comemorar. “Nossa cidade têm registros desde o século XV, com a presença dos índios Tupinambás, que ofereceram resistência à colonização portuguesa. Hoje, com pontos históricos, como o Engenho Cangaçá, Engenho Tapacurá e Barragem Tapacurá; além do cultivo de cana-de-açúcar e diversas plantações de árvores de Pau-Brasil, como a Reserva Pau-Brasil, nosso município é sinônimo de cultura, que é alinhada sempre a novos investimentos, como a Arena Pernambuco, que nossa cidade sedia”, frisou o prefeito.

Ainda segundo o chefe do Executivo, outros dois pontos importantes, que contribuem para as riquezas do município, principalmente no turismo histórico e religioso, são as igrejas do distrito rural de Matriz da Luz. “Tombadas em 2017, pela Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e desconhecidas por muitos pernambucanos, as Igrejas de Nossa Senhora da Luz (Matriz) e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (Capela), localizadas no distrito de Matriz da Luz, são dois orgulhos de nossa cidade. A história das igrejas se confunde com a do município. A Igreja da Luz foi fundada em 1540, contabilizando os seus 479 anos, sendo a segunda mais antiga de Pernambuco e terceira do Brasil”, disse Bruno.

Prefeitura de São Lourenço da Mata prepara programação para os 130 anos da cidade

Para comemorar os 130 anos de São Lourenço da Mata, celebrado na próxima sexta-feira (10), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude, preparou uma programação cultural para a data. Na manhã do dia 10, às 5h, será realizada uma salva de 21 tiros, no Alto da Igreja, que fica no Centro da cidade.

Em seguida, às 7h, a tradicional Alvorada, que costuma madrugar nas festas do município, percorrerá as principais ruas do Centro, seguida com uma Banda Marcial, tocando em ritmo de frevo. E para agradecer e parabenizar os funcionários mais antigos da Prefeitura, o prefeito Bruno Pereira entregará 10 medalhas de honra ao mérito, a partir das 10h, no Paço Municipal.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esportes e Juventude, a programação do dia continuará com o chefe do Executivo inaugurando e reconhecendo oficialmente, o Pixete, como bairro dos artistas da cidade. “No local, diversas agremiações culturais e artísticas como: maracatus, ursos e caboclinhos irão se apresentar”, explicou o secretário.

Confira a programação completa: