Página Inicial » Assistência Social » São Lourenço da Mata celebra Dia da Consciência Negra

São Lourenço da Mata celebra Dia da Consciência Negra

Em: Assistência Social Cultura - Data: 21 de novembro de 2018

Por Cynthia Barbosa

Fotos: Jardel Colen

Pela primeira vez no município, a Prefeitura de São Lourenço da Mata promoveu uma grande festa em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20). A praça do Canhão recebeu diversas atrações culturais para conscientizar a população sobre a importância da data.

“É de extrema importância para o município a realização de um evento deste porte e este dia entrará para a história da São Lourenço da Mata! Estou muito agradecido por esse momento e pela valorização dos nossos artistas de matriz africana. E como homenageado estou imensamente feliz pelo reconhecimento”, agradeceu feliz Carlos André, conhecido como King, responsável pelo Batuque Ewê, projeto social com crianças e jovens do Pixete.

Além de Carlos André, o King, o evento promovido pelas Secretarias de Assistência Social e Cultura, também homenageou Gel Lima e Edna Braga, e contou com apresentações de capoeira, Urso Branco Cangaçá, Batuque Ewê, Lia Morais, Maracatur Gavião de Ouro, Afoxé Yamim Balé Galé, Coco da Vovó Chica e Escola Pérola do Samba, animando o público que foi prestigiar a festa.

“É muito importante que possamos festejar esta data, sabemos que é um dia para lembrar das lutas, de um povo que até hoje sofre com o preconceito, mas também é importante celebrar para não esquecermos a nossa história. A prefeitura está de parabéns por essa bela iniciativa”, contou a aposentada Lucileide Vieira, moradora do Pixete, que foi conferir o evento com a filha, sobrinha e netos.

Dia da Consciência Negra – A escolha da data 20 de novembro como Dia da Consciência da Negra foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Neste dia é realizado atividades em diversos locais do Brasil, a fim de conscientizar e relembrar nossa luta histórica.