Página Inicial » Assistência Social » São Lourenço atrai novos investimentos imobiliários

São Lourenço atrai novos investimentos imobiliários

Em: Assistência Social - Data: 13 de Maio de 2018

Da Secretaria de Comunicação

Fotos: Secom/SLM

São Lourenço da Mata está perto de ser contemplada com mais 600 unidades do programa Minha Casa Minha Vida. A construtora baiana Sertenge apresentou à Caixa Econômica Federal um projeto para a construção de mais dois empreendimentos, financiados pelo programa: os Residenciais São Lourenço 2 e 3. Somando com o Residencial São Lourenço 1, da mesma construtora e que já está em execução, o investimento previsto é de R$ 72 milhões, com a geração de 1.200 empregos.

Os projetos já foram selecionados pela Caixa Econômica Federal e estão na lista para avaliação do Ministério das Cidades, que deve ser divulgada nos próximos dias. Ao todo, os habitacionais São Lourenço 1, 2 e 3 possuem 900 unidades habitacionais voltadas à faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o diretor da Sertenge, Alvaro Reis, a expectativa é entregar o primeiro residencial em março do próximo ano e os outros dois 15 meses após a assinatura do contrato com a Caixa Econômica, previsto para o início de junho. “A expectativa é que o Ministério das Cidades divulgue os projetos selecionados nos próximos dias e, em 30 dias, convoque os selecionados para assinatura dos contratos”, explica Reis. Os habitacionais serão entregues com infraestrutura completa, incluindo saneamento e acesso viário.

A seleção dos mutuários ficará a cargo da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata, a exemplo dos residenciais Dona Lindu 1 e 2, já em fase final de construção, e deve ser iniciada tão logo o projeto seja aprovado pela instituição financeira. “Os projetos são de extrema importância para a cidade, sobretudo neste momento de crise econômica que o País atravessa, pois, além de ajudar a reduzir o déficit habitacional, contribui com a geração de emprego e renda”, avalia o secretário de Planejamento de São Lourenço, Roberto Santos.

MINHA CASA Hoje existem 876 unidades da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida em execução em São Lourenço da Mata

De acordo com o prefeito Bruno Pereira, os empreendimentos consolidam São Lourenço da Mata como novo eixo de desenvolvimento imobiliário na Região Metropolitana do Recife. Com uma oferta média mensal de 534 unidades habitacionais em 2017, São Lourenço foi o quarto mercado imobiliário da RMR no ano passado. “A atração de investimentos desse porte é importante para trazer mais dinamismo à economia da cidade e fomentar o comércio local”, destaca Pereira.

Hoje, somando as 576 unidades dos conjuntos Dona Lindu e as 300 do Residencial São Lourenço 1, a cidade possui 876 unidades voltadas à população com renda. Além dessas e das 600 unidades em análise no Ministério das Cidades, há mais 2 mil unidades habitacionais em negociação para serem construídas no município. Juntos, os projetos somam cerca de 3 mil unidades, o que corresponde a 10% do total de domicílios particulares contabilizado na cidade pelo IBGE no último censo (2010). Flamac e Construtora Carrilho, além da própria Sertenge, são algumas das empresas com investimentos previstos ou em andamento em São Lourenço da Mata.