Página Inicial » Saúde » São-lourencenses participam do Novembro Azul promovido pela Secretaria de Saúde

São-lourencenses participam do Novembro Azul promovido pela Secretaria de Saúde

Em: Saúde - Data: 29 de novembro de 2018

Por Cynthia Barbosa

Fotos: Jardel Colen/SECOM

Encerrando as atividades do Novembro Azul, mês de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata, doença com grande incidência em homens com mais de 50 anos, a Prefeitura de São Lourenço da Mata promoveu, nesta quinta-feira (29), na praça do Canhão, uma grande ação com diversos serviços gratuitos de saúde direcionados aos homens são-lourencenses.

“Estamos realizando o Dia D do Novembro Azul aqui na praça para ressaltar aos homens a importância de cuidar da saúde, pois esse é um público que não procura atendimento médico regularmente e precisamos mudar essa realidade. É fundamental que os homens entendam o câncer de próstata e cuidem-se, pois a prevenção ainda é o melhor remédio”, explicou a coordenadora municipal de Saúde dos Homens Patrícia Souza.

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B, aferição de pressão, vacinação, teste de glicose, marcação para urologista e exames PSA, foram alguns dos atendimentos que disponibilizados. Além disso, também foram oferecidos emissão de carteiras de Livre Acesso, distribuição de folders e preservativos, orientações de saúde, cortes de cabelo e cuidados com a pele, e aulas de zumba e funcional.

“Estou gostando muito dessa ação, mais uma vez a prefeitura está de parabéns por fazer um evento voltado à saúde do homem. Vou utilizar muitos serviços, aproveitar que temos muitas opções no mesmo lugar”, contou o aposentado Valtenildo Gomes, morador do Pixete, que chegou cedo para aproveitar as atividades.

Novembro Azul – É uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata, doença que atinge os homens, mais comum após os 50 anos,  para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico. A campanha é realizada por diversos órgãos em todo mundo e busca incentivar os homens a cuidarem mais da saúde.