Infraestrutura Saúde - Data: 30 de julho de 2020

Página Inicial » Infraestrutura » Reforma e manutenção avançam nas unidades de saúde da família em São Lourenço da Mata

As obras de reforma, revitalização e/ou manutenção das Unidades de Saúde da Família (USF´s) realizadas pela Prefeitura avançam em São Lourenço da Mata. A intenção é melhorar a estrutura tanto do atendimento à população, quanto oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais. Com recursos próprios, a Prefeitura acaba de revitalizar a USF do Pixete, que é uma das mais movimentadas no atendimento à população, assim como, foram também concluídas as de Tiúma, Nova Tiúma, Penedo e Prego.

Já com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida do governo municipal, estão sendo reformadas as USF´s de Muribara, Avenida Dois e São João e São Paulo. E, novamente com recursos próprios, serão revitalizadas as USF´s da Rosina Labanca, Umuarama, Aristeu Chaves, Beira Rio e Barro Vermelho, Munguba, Bela Vista, Várzea Fria, Lages e Matriz da Luz; além do Centro de Especialidades Médicas (CEM), que fica na Vila do Reinado.

A secretária de Saúde do município explicou que as obras de reforma, de algumas unidades, só foram possíveis graças ao cadastro feito pela gestão municipal, junto ao governo federal, para que a união enviasse recursos e o município aplicasse as verbas, como contrapartida, nas unidades de saúde da família. “As obras de reforma e manutenção atingem inicialmente as USF´s, que estavam em situação mais precária, porém, o trabalho deve se estender para todas as 18 unidades. As ações fazem parte de um projeto mais amplo realizado pela nossa gestão para levar mais qualidade ao atendimento e desafogar as estruturas de emergência do município”, frisou a secretária.

Para o secretário adjunto de Infraestrutura do município, Sérgio Machado, as ações vão desde manutenções até toda revitalização dos equipamentos públicos. “Através deste trabalho, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura realiza uma avaliação geral de todos os reparos que a unidade necessita, como: troca de portas, janelas, reparo em móveis, pintura, jardinagem, entre outros. Com tudo identificado é providenciada a revitalização. Como foi no caso da unidade do Pixete, que recebeu serviços de manutenção predial, retelhamento, pintura; além de novos ventiladores, bomba d’água, novas portas e portões, entre outros serviços”, pontuou Sérgio.