Página Inicial » Educação » Rede Municipal de Ensino oferece Educação Inclusiva

Rede Municipal de Ensino oferece Educação Inclusiva

Em: Educação - Data: 10 de novembro de 2017

Educação inclusiva transforma escola em um lugar para todos. A Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Educação, preparou todas as unidades escolares do município para receberem estudantes com deficiência. Ao todo, as 48 escolas atendem cerca de 210 alunos inclusos, do infantil ao 9º ano.

A coordenadora da Educação Inclusiva, Marli Moraes, afirma que a inclusão garante a todas as crianças o acesso à aprendizagem. “A modalidade facilita o processo de acessibilidade do deficiente, trazendo o convívio do indivíduo no meio social, quebrando as barreiras enfrentadas pelos alunos e sua família”, disse a coordenadora.

Eliane Bezerra, mãe da aluna, Heloisa Francielle, que estuda na Escola Rosina Labanca, no Parque Capibaribe, explica como a adolescente encontrou no colégio, um lugar acolhedor. “Minha filha tem deficiência intelectual e de audição parcial, e por isso, se negava em ir à escola. Agora, ela se sente bem, já que foi abraçada por toda comunidade estudantil. Hoje, Heloisa está feliz e busca fazer todas as atividades, junto aos professores, que dão todo suporte para sua educação”, contou a mãe.

Bimestralmente, os 60 profissionais, que compõe o quadro da Educação Inclusiva em São Lourenço da Mata, recebem capacitações para poder buscar e adaptar os meios e condições para atender os deficientes. A próxima será realizada no dia 23 deste mês, na Faculdade Joaquim Nabuco, que fica no Centro.