Página Inicial » Assistência Social » Projeto Semear oferece mais inclusão para a população de São Lourenço da Mata

Projeto Semear oferece mais inclusão para a população de São Lourenço da Mata

Em: Assistência Social - Data: 18 de abril de 2018

Por Wagner Souza

Determinada a fomentar a inclusão social no município, a Prefeitura de São Lourenço da Mata deu início nesta terça-feira (17) ao Projeto Semear, que está oferecendo diversos serviços à população. A primeira ação acontece até esta quinta-feira (19), no distrito de Matriz da Luz, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Dez mulheres da localidade estão participando de um curso de artesanato em tecidos e sandálias.

À frente da iniciativa, a Secretaria de Assistência Social (Seas) fechou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que preparou uma programação especial para dar oportunidade àqueles cuja renda familiar encontra-se bastante limitada. “Ao invés de oferecer o peixe, queremos ensiná-los a pescar. Este projeto (Semear) visa oferecer alternativas inclusivas para diversos grupos sociais”, explica Kely Morgana, titular da Seas.

Para a dona de casa Sandra da Silva, 50 anos, participar dessa iniciativa também é uma oportunidade para manter a cabeça ocupada. “Passo a maior parte do tempo dentro de casa fazendo os serviços domésticos. Esse curso acaba sendo uma distração divertida para mim”, comenta Sandra, uma das dez mulheres que participaram da primeira atividade do Projeto Semear.

Empolgada com a atividade realizada em Matriz da Luz, a também dona de casa Thaísa Irineu, 22, reforça o discurso da colega. “Além de ocupar a mente, estamos aprendendo algo que pode nos dar retorno financeiro. É uma iniciativa muito boa da Prefeitura, que está nos oferecendo uma alternativa para ganhar dinheiro e nos divertirmos um pouco”, aponta Thaísa.

Outras atividades já estão agendadas para acontecer nos três Cras do município, como Saúde na Terceira Idade, Saúde na Alimentação e Customização de Tecido. “Esses cursos são de extrema importância para essas pessoas, que costumam estar distante dessas conquistas. Elas ganharam a opção da economia de subsistência, ou seja, uma alternativa para sustentar a família”, destaca Juliana Gonzaga, coordenadora de cursos do Seas. As atividades terminam no início de maio e já estão com todas as turmas fechadas.

Foto: Victor Patrício/Secom-SLM

Calendário Projeto Semear