Controladoria - Data: 22 de julho de 2020

Projeto “Controlador Mirim” fica entre os 10 finalistas do Prêmio MuniCiência

Página Inicial » Controladoria » Projeto “Controlador Mirim” fica entre os 10 finalistas do Prêmio MuniCiência

O Projeto Controlador Mirim criado pela Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), foi novamente destaque em premiações nacionais. Desta vez, a inciativa pioneira no município, figura entre os dez projetos finalistas do Prêmio MuniCiência, uma ação do Projeto UniveCidades, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). São Lourenço da Mata foi a única cidade do estado de Pernambuco classificado para a etapa final do prêmio, que objetiva reconhecer e divulgar iniciativas inovadoras das administrações municipais.

No mês de janeiro, a Controladoria Municipal recebeu a visita de uma equipe técnica da Confederação, para reunir informações para criação de um vídeo; além de realizar a sistematização do projeto Controlador Mirim para Guias de Reaplicação, que serão veiculados no site da CNM.

Para o prefeito Bruno Pereira, esta é mais uma forma de reconhecimento do que vem sendo realizado no município. “A educação se prova eficaz quando vemos resultados locais, e quando temos o reconhecimento externo, percebemos quão frutífera foi esta iniciativa. É indescritível ver nosso município crescer de tal forma, ao ponto de ações aqui tomadas se tornarem inspiração para todo o País”, disse o gestor municipal.

Satisfeito com o resultado, o controlador geral do município, Lásaro Trajano, disse que estar entre os dez finalistas do prêmio é um passo importante para a cidade. “Sinto que, ao sermos selecionados entre os dez finalistas, já somos vencedores, pois um projeto nosso, pioneiro entre tantos estados, logo estará disponível para todos municípios brasileiros, que poderão replicar e transformar a sua realidade, assim como fizemos aqui em São Lourenço da Mata”, frisou Lásaro.

A próxima etapa selecionará cinco projetos, entre os dez finalistas, por meio da votação on-line. Os vencedores compartilharão experiências com outros países do mundo, em um seminário internacional para troca de experiência sobre gestão pública e projetos inovadores de administração municipal. O resultado da etapa final será disponibilizado ainda neste mês.

Tendo como objetivo a difusão dos conceitos de controle social sobre a administração pública nas escolas do Município, o projeto “Controlador Mirim” foi vice-campeão no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, com o Oscar da Cidadania Fiscal, na categoria Instituições, sendo o único representante de Pernambuco, e concorreu também ao Prêmio Marco Maciel de Ética e Transparência.