Assistência Social - Data: 2 de setembro de 2019

Página Inicial » Assistência Social » Projeto Colmeia Comunidade encerra, na última sexta-feira (30), em São Lourenço da Mata

Na última sexta-feira (30), chegou ao fim o projeto Colmeia Comunidade no município de São Lourenço da Mata. O projeto foi uma parceria entre a Prefeitura, SESC e Rede Globo, e visou levar os serviços de saúde e empoderamento social, deixando um legado para a população e corroborando com os moradores a buscarem sua autonomia. O Colmeia Comunidade foi realizado de 28 a 30 de agosto, na Escola Municipal Ministro Apolônio Sales, no bairro de Chá de Tábua.

Nos dias 28 e 29, o projeto foi voltado para cursos e oficinas como: reciclagem de jeans, grafitagem, confeitaria, depilação em linha, entre outros. Já na sexta-feira (30), ocorreu um grande mutirão de serviços como: consultas médicas, vacinação, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite. Também a comunidade teve acesso a tirar a 2ª via do RG, CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito; além da inscrição de 50 casais para o casamento comunitário, que acontecerá em outubro.

A aposentada Sandra Borba aproveitou o projeto para realizar o exame de mamografia e realizar uma consulta médica. “Gostaria de parabenizar a Prefeitura de São Lourenço da Mata e o SESC por essa parceria. Graças ao Projeto Colmeia Comunidade pude realizar o exame e me consultar sem pagar nada. Estava tudo muito bem organizado”, destacou a aposentada.

Segundo a gerente do SESC LER, Lara Lima, O projeto tem como um dos principais focos o empoderamento da comunidade. “Realizamos um trabalho muito bonito de empoderamento social. Oferecemos 29 cursos nos dois primeiros dias do projeto, e nesta sexta (30) estamos com o mutirão de saúde, bem-estar e assistência social, onde a população pôde se beneficiar com aulas de alongamento, dança, corte de cabelo, massagem e recreação infantil. Tudo isso de forma gratuita durante todo o dia”, frisou a gerente.

O prefeito Bruno Pereira visitou o local e destacou a importância da parceria e disse que pretende levar o conceito do projeto para outras comunidades do município. “O Colmeia Comunidade é muito importante para toda à população. Estamos estruturando para levar o projeto para mais bairros com serviços de saúde, assistência social e cursos profissionalizantes”, salientou o prefeito.