Página Inicial » Saúde » Programa Saúde na Escola inicia campanha contra verminoses e hanseníase

Programa Saúde na Escola inicia campanha contra verminoses e hanseníase

Em: Saúde - Data: 22 de maio de 2018

Por Thallyta Mafra

Foto: Victor Patrício/Secom-SLM

Nesta quarta-feira (23) terá início a quinta edição da Campanha Nacional de Verminoses e Hanseníase nas escolas municipais de São Lourenço da Mata. A abertura acontecerá na Escola Municipal Senador José Ermírio de Morais, em Tiúma, às 9h. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Coordenação de Hanseníase.

A campanha vai até o dia 30 de junho e tem como público-alvo crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos. O objetivo é percorrer 39 escolas municipais e alcançar 8 mil alunos da faixa etária indicada. A estratégia é uma recomendação do Ministério da Saúde, já que a escola é o ambiente ideal para conseguir atingir o maior número de crianças e adolescentes.

Segundo Flávia Nunes, enfermeira responsável pelo PSE do município, durante a campanha os alunos serão medicados com albendazol, para combater os vermes, e também serão avaliados para identificação de casos de suspeitas de hanseníase. O aluno receberá uma ficha de autoimagem, que deverá ser devolvida à escola devidamente preenchida pelos pais e/ou responsáveis. Caso apresente sinais ou sintomas da doença, será encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para que o tratamento seja iniciado.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais comuns da presença de verminoses no organismo são dores abdominais, diarreia, anemia, perda de peso, palidez excessiva, barriga grande e sangramento intestinal. Já a hanseníase se manifesta por meio de manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, caroços e áreas do corpo com alteração de sensibilidade ou comprometimento de nervos.

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é responsável pelas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde no ambiente escolar, tendo em vista a situação de vulnerabilidade que pode comprometer o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. “O objetivo é levar saúde ao ambiente em que eles estão acostumados a viver e que se sentem seguros de estar, que é a escola” explica Flávia Nunes.