Página Inicial » Saúde » Profissionais do município participam de palestra sobre o Setembro Amarelo

Profissionais do município participam de palestra sobre o Setembro Amarelo

Em: Saúde - Data: 18 de setembro de 2018

Por Cynthia Barbosa

Fotos: SECOM

Cumprindo com atividades do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio iniciada em 2015 , a Prefeitura de São Lourenço da Mata promoveu nesta terça-feira (18), no Cine Royal, palestra direcionada aos profissionais das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde do município, sobre a identificação de sinais e o acolhimento de pessoas com distúrbios e transtornos mentais, como a depressão.

Com o tema “Falar é a melhor solução”, coordenadores da Secretaria de Saúde,  enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, professores, coordenadores e gestores, foram alguns profissionais participantes da palestra que apresentou índices de suicídio no país mostrando o crescimento nos números, atingindo pessoas mais jovens; desmitificou algumas informações e ressaltou a relevância de discutir e refletir sobre o assunto sem preconceitos.

“É importante conversamos sobre o suicídio, quebrar esse tabu que acerca o tema e desmistificar informações para que possamos oferecer o apoio necessário a essas pessoas que estão passando por essa dificuldade, cada vez mais comum no Brasil. Ressaltando que o compromisso com o Setembro Amarelo não é só dos profissionais, mas também de toda sociedade, que deve se envolver no assunto e assim ajudarmos mais pessoas”, explicou a coordenadora de Saúde Mental do município, Ivana Suzane.

CAMPANHA- Além do evento realizado nesta terça-feira (18), no dia 26 deste mês, na praça do Canhão, a partir das 9h, será promovido uma grande mobilização do Setembro Amarelo. A ação contará com a participação de profissionais da saúde tirando dúvidas sobre o assunto e distribuindo cartilhas informativas. Além disso, será realizada aulas de dança para animar o público participante.