Educação - Data: 18 de março de 2019

Página Inicial » Educação » Profissionais da Educação concluem Curso de Conservação para Acervos Bibliográficos

Dez profissionais que trabalham em bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino de São Lourenço da Mata participaram da 10º Formação Continuada de Conservação Preventiva de Acervos Bibliográficos, promovida pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). O curso foi realizado de 11 a 15 de março, na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos, no Centro.

De acordo com o professor de História, Ronaldo Martins, à formação foi realizada para os profissionais das bibliotecas escolares das redes municipal e estadual. “O curso surgiu devido à necessidade do pessoal que trabalha com acervo colocar em prática habilidades como conservação, manuseio e restauração. Tivemos 20 participantes, sendo 10 da rede municipal e 10 da rede estadual”, explicou o professor.

Já o diretor de Ensino e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, Jean Martins, ressalta a importância da formação continuada para os profissionais da Educação. “O curso garante o atendimento a meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE) que direciona as formações às necessidades, demandas e contextualizações da Rede de Ensino”, disse o diretor.

O curso, que foi realizado para profissionais dos municípios de São Lourenço da Mata e Camaragibe, contou este ano, contou com uma aula externa na Oficina de Conservação e Restauração em Documentos Gráficos (Ophicibart), com o mestre em restauração Eutropio Pereira e sua filha Clarice Nery, onde aprenderam sobre os mecanismos para uma boa restauração, conheceram os equipamentos utilizados na técnica e aprenderam a fazer papel artesanal. Na formação, os profissionais também receberam oficinas de higienização e de acondicionamento dos livros, conservação preventiva e direta para evitar possíveis problemas.