Procon - Data: 28 de novembro de 2019

Página Inicial » Procon » Procon São Lourenço da Mata faz pesquisa de preço para evitar propaganda enganosa durante a Black Friday

O Procon de São Lourenço da Mata, sempre atuando na defesa dos direitos dos consumidores do município, realizou uma pesquisa de preço em lojas da cidade que vendem eletrodomésticos. O objetivo: proteger os consumidores contra possíveis propagandas enganosas durante a Black Friday, como, por exemplo, a chamada “metade do dobro”, quando as empresas elevam os valores do produto antes da promoção, para poder reduzi-los no dia do evento, voltando aos valores reais.

A coordenadora do Procon de São Lourenço da Mata, Luciana Plácido, explicou que a pesquisa foi realizada no dia 18 de novembro, e na próxima sexta-feira (29), o órgão voltará às lojas para verificar os preços. “No dia da Black Friday o setor de fiscalização do Procon voltará às mesmas cinco lojas pesquisadas para comparar os preços e verificar se há de fato promoção nos itens oferecidos. Caso não, a loja será advertida por propaganda enganosa, como preconiza artigo o 6º, IV, do Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, ressaltou a coordenadora.

Já para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional e superintendente do Procon, Vanessa Costa, o intuito da pesquisa é monitorar as mudanças nos valores cobrados em relação aos produtos, visando exclusivamente a Black Friday, que ocorrerá amanhã. “As consultas foram feitas como forma de fiscalizar e resguardar os direitos dos consumidores, contudo, as lojas não são obrigadas a colocarem os produtos pesquisados na promoção da Black Friday. Mas, se os produtos forem ofertados como inclusos na promoção, os produtos não poderão ser ofertados por valores acima daqueles pesquisados anteriormente, sob pena de incorrer nas penas descritas nos artigos 66 e 67 do CDC, com penas que variam de três meses a um ano”, explicou a secretária.

Vanessa ainda informou que, caso o consumidor sinta-se lesado, poderá procurar ajuda junto ao Procon. Para isso, é necessário trazer comprovantes da possível propaganda enganosa ou manipulação dos valores. E caso, o consumidor deseje receber a pesquisa, basta solicitar pelo e-mail: procon@slm.pe.gov.br.