Saúde - Data: 9 de julho de 2020

Prefeitura retoma exames especializados para recém-nascidos do município

Página Inicial » Saúde » Prefeitura retoma exames especializados para recém-nascidos do município

Para oferecer mais saúde à população, a Prefeitura de São Lourenço da Mata vem retomando gradualmente os atendimentos clínicos especializados, nas Unidades de Saúde. Um dos atendimentos que estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, no Hospital e Maternidade Petronila Campos, no bairro do Parque Capibaribe, são os exames em recém-nascidos, até o primeiro mês de vida, como o Teste da Orelhinha e da linguinha; além do atendimento clínico com fonoaudiólogo para idosos e acamados.

Segundo a secretária de Saúde do município, Gislaine Calado, a Triagem Auditiva Neonatal Universal, popularmente conhecida como Teste da Orelhinha; além do Teste da Línguinha, são realizados nas quartas e sextas-feiras, das 7h às 10h30. “Entre nossos serviços, atendemos mensalmente mais de 180 recém-nascidos. Realizamos diversos procedimentos em nossa maternidade, antes do nascimento, com as ultrassonografias, e após o nascimento, por meio de exames, teste do pezinho, aplicações de vacinas, entre outros, e não poderia ser diferente com o teste da orelhinha, realizado pelo fonoaudiólogo, e o da linguinha”, enfatizou a secretária.

Gislaine também complementou sobre a importância desses exames para a formação das crianças. “Atualmente os exames estão sendo agendados por encaminhamento das nossas Unidades Básicas de Saúde do município (UBS’s). Os testes servem para diagnosticar alterações de frênulo lingual e na audição dos bebês, que podem interferir no desenvolvimento da fala e audição. Esses exames são realizados, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Porém, também disponibilizamos para crianças nascidas fora do nosso ambiente hospitalar, e recomendamos que façam o mais rápido possível, antes de completarem um mês de vida”, explicou a gestora da pasta.

Prefeitura Online
Prefeitura Online
Questões, dúvidas, problemas? Estamos aqui para ajudá-lo!
Connecting...
Não estamos disponível no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Estamos ocupado no momento. Por favor, tente novamente mais tarde
Você tem uma pergunta? Escreva para nós!
:
:
Esta sessão de bate-papo terminou