Página Inicial » Assistência Social » Prefeitura realiza trabalhos durante Festival Agosto Cultural

Prefeitura realiza trabalhos durante Festival Agosto Cultural

Em: Assistência Social Meio Ambiente Saúde - Data: 14 de agosto de 2018

Por Wagner Souza

Fotos: Victor Patrício/SLM

A Prefeitura de São Lourenço da Mata não se preocupou apenas com a organização do Festival Agosto Cultural, mas também com outras causas. Durante o evento, as secretarias de Assistência Social e de Saúde, além da Diretoria de Meio Ambiente, realizaram trabalhos voltados para o público da festa.

A Secretaria de Saúde montou uma tenda com enfermeiros e técnicos oferecendo teste rápido de HIV e Sífilis. O festival ainda contou com equipes de Bombeiro Civil em todo o entorno da festa e com quatro ambulâncias. “Oferecer serviços como esses tornou a festa ainda mais especial. A população pode se divertir, sabendo que estávamos lá para dar apoio em caso de necessidade”, comenta Karla Freitas, secretária de Saúde.

A Secretaria de Assistência Social (Seas) intensificou o combate ao trabalho infantil durante o Festival Agosto Cultural. Foram realizados serviços de prevenção, com divulgação da campanha de erradicação do trabalho infantil no município, através de folders e cartazes que foram distribuídos à população durante os dias do evento. “O objetivo é que a sociedade seja parceira da rede de proteção, sabendo onde denunciar qualquer tipo de violação de direito da criança e adolescente, não só nas festividades, mas em qualquer período”, ressalta Kely Morgana, secretária de Assistência Social.

Ainda foi lavrado um termo de compromisso no qual os barraqueiros e ambulantes se comprometeram a não permitir a presença de crianças e de adolescentes nos espaços de comercialização dos produtos. Eles também garantiram não vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, bebidas alcoólicas.

Já a diretoria de Meio Ambiente e Agricultura ficou responsável em coordenar, por meio do projeto Rescate, a coleta seletiva durante o evento. ”Trata-se de uma festa com responsabilidade ambiental. Durante a festividade, muitos resíduos são descartados no chão. A coleta (seletiva) é uma maneira de reduzir os danos ao meio ambiente”, explica Gerson Vicente, diretor de Meio Ambiente.