Cultura - Data: 16 de julho de 2020

Página Inicial » Cultura » Prefeitura realiza recadastramento de profissionais da cultura para recebimento do Auxílio Emergencial

A Prefeitura de São Lourenço da Mata estará realizando, a partir da próxima segunda-feira (20), o recadastramento de artistas, produtores, agentes culturais, instituições culturais e demais profissionais que atuam com cultura, no município, para receberem o Auxílio Emergencial Cultural no valor de R$ 600. A Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude estará disponibilizando, de maneira on-line, o agendamento para entrega da documentação, que poderá ser feito até o dia 31 de julho.

Segundo o secretário de Cultura, Esportes e Juventude da cidade, Antônio Mendes, a entrega da documentação ocorrerá de 3 a 7 de agosto. “Aqueles com dificuldades para realizar o cadastro poderão agendar um horário para efetivá-lo, com o apoio de nossos colaboradores. Já para os artesãos, é possível o cadastramento no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). Muitos dos artesãos cadastrados em nossa Secretaria não possuem a carteira do SICAB, e também precisam atualizar as informações. Pensando nisso, realizamos uma parceria com o Centro do Artesanato de Pernambuco, para retirada e/ou atualização do cadastro de artesanato”, explicou o secretário.

Antônio Mendes ainda destacou que o Auxílio Emergencial Cultural, é uma grande conquista para o município. “O valor previsto para São Lourenço da Mata é de R$ 790.459,50. O auxílio será destinado para os artistas no valor de R$ 600,00 mensais, enquanto empresas de cultura, espaços culturais e coletivos, com ou sem CNPJ, poderão receber entre R$3.000,00 a R$10.000,00 mensais. É importante que todos mantenham sua documentação em dia e sigam todas as instruções para recebimento do auxílio, que será pago pelo governo federal”, finalizou Mendes.

Vale lembrar que o cadastro está sujeito a análise e aprovação do governo federal e precisa que os agentes culturais possuam todos os documentos e informações necessárias para a efetivação do cadastro; além de comprovarem atuação nas áreas artísticas nos 24 meses anteriores à data da publicação da Lei 14.017/2020, denominada “Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc”.

Os interessados podem entrar em contato, por e-mail com a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude, scej.pr@gmail.com. A pasta fica localizada na Rua Coronel Duarte, Nº 152, Centro, São Lourenço da Mata.

Veja o manual completo com as orientações para o recadastramento cultural, clicando aqui.