Saúde - Data: 12 de setembro de 2019

Prefeitura promove palestra sobre gravidez na adolescência

Página Inicial » Saúde » Prefeitura promove palestra sobre gravidez na adolescência

A Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, e em parceria com o SESC, realizou nesta quinta-feira (12), a palestra “Gravidez na adolescência”. O evento foi realizado no SESC Ler, no bairro de Tíuma. Ao todo, 21 alunos da Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes participaram do encontro, que teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre os riscos e as consequências da gravidez indesejada na adolescência. A palestra foi ministrada por uma equipe de profissionais da Atenção Básica.

Para o enfermeiro Deyverson Barros, que foi um dos debatedores, a gestão municipal, em parceria com o SESC, sempre vem realizando palestras com os alunos da rede municipal para tratar de temas que afetam os estudantes. “Procuramos realizar esses debates e conscientizar as crianças e os adolescentes sobre as graves consequências que podem acarretar uma gravidez indesejada nessa idade”, frisou. Ainda segundo Dyverson, o número de crianças e adolescentes grávidas vem aumentado muito nos últimos anos. “O que percebemos no nosso trabalho é um número cada vez maior de meninas grávidas, que acabam atrasando os estudos, ou sendo obrigadas a assumirem compromissos como a maternidade. Por isso, é tão importante essa conversa”, destacou o enfermeiro.

Para o aluno Sérgio Vitor Soares, a palestra é muito importante para conscientizar os jovens. “Esse encontro mostra que devemos conversar na escola ou em casa sobre o assunto de forma transparente. Sabemos que uma gravidez na adolescência pode antecipar responsabilidades, em um momento de nossa vida, que deveríamos apenas nos preocupar com os estudos”, destacou o aluno.