Saúde - Data: 22 de julho de 2020

Página Inicial » Saúde » Prefeitura promove Mutirão da Saúde nos distritos rurais de São Lourenço da Mata

Seguindo com o cronograma de mutirões de saúde, que leva acompanhamento médico aos moradores de áreas rurais do município, a Prefeitura de São Lourenço da Mata atendeu, nesta quarta-feira (22), os moradores do distrito Matriz da Luz. A iniciativa, que contemplou moradores do Engenho Poço Dantas, Santa Rosa e arredores, foi realizada por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito e ofereceu diversos serviços, como: citologia (prevenção do câncer uterino), testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, vacinação; além do cadastramento da população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a secretária de Saúde do município, Gislaine Calado, a ação iniciou ontem (21), no distrito rural de Lajes. “Na última terça-feira, nossa equipe de profissionais da saúde estava na sede da Associação dos Pequenos Produtores e Agricultores Rurais dos Engenhos Concórdia e Santa Cruz (PPARECSS), com um clínico geral e exame de eletrocardiograma. Prevemos levar a ação para todas as UBS’s do município; além de algumas escolas. Nosso intuito com essa iniciativa é chegar mais próximo do maior número de moradores, principalmente os que moram em locais de difícil acesso, oferecendo mais saúde, consultas médicas e prevenção”, explicou a secretária.

Para a agricultora do Engenho Concórdia, Célia Severina, a ação é muito importante para a população realizar exames de rotina com mais facilidade. “Estou achando tudo muito bom, ótimo! Para a gente é difícil, e agora que os médicos estão vindo até nós, ficamos muito agradecidos, principalmente neste período de chuva que não conseguimos sair para o posto de saúde. Amei a ação, o povo da associação se reuniu com a saúde e trouxe os médicos, facilitando nosso acesso. Estou muito grata! Eu estava com medo, por conta da situação que estamos passando, mas graças a Deus tudo deu certo e estou agradecida”, comentou a moradora.