Página Inicial » Saúde » Prefeitura realiza capacitação para enfermeiras das Unidades de Saúde

Prefeitura realiza capacitação para enfermeiras das Unidades de Saúde

Em: Saúde - Data: 19 de abril de 2018

Por Thallyta Mafra

As enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Lourenço da Mata receberam, nesta quarta-feira (18), um treinamento para a realização de teste rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV e para a prevenção, diagnóstico e tratamento de infecção urinária na gravidez. A capacitação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada no Colégio Estadual Conde Correa de Araújo, através da parceria entre a coordenação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Coordenação de Saúde da Mulher e a Coordenação de Atenção Básica.

Os testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, que eram feitos apenas no Centro de Especialidades Médicas (CEM), passarão a ser oferecidos também em qualquer UBS do município. “Após a capacitação, as enfermeiras estarão aptas a realizar os testes em todas as unidades. Isso vai facilitar o acesso da população ao serviço”, explica Jéssica Andrade, coordenadora do CTA.

O treinamento também proporcionou às enfermeiras informação sobre a infecção urinária no período gestacional. “É muito importante que as enfermeiras saibam tratar (a infecção) e estejam respaldadas pelo Ministério da Saúde”, comenta Michelle Cavalcante, coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde. “A infecção urinária é uma das maiores causas de parto prematuro e óbito fetal e neonatal”, alerta.

Para Michelle, treinamentos como esse são importantes para que o profissional receba qualificação e, dessa forma, possa oferecer atendimento mais eficaz à população.