Mulher - Data: 5 de setembro de 2019

Página Inicial » Mulher » Prefeitura promove a IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Com o objetivo de reunir governo e sociedade civil para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas para as mulheres, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria Especial da Mulher, promoveu nesta quinta-feira (5), a IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento, que trouxe o tema “Mulher e Democracia: uma agenda de luta por direitos iguais”, foi realizado no auditório da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica localizada no bairro de Chã de Tábua.

Na ocasião, compuseram a mesa de abertura, o prefeito Bruno Pereira, e os secretários municipais: Carmem Lúcia (Especial da Mulher), Vanessa Costa (Trabalho e Qualificação Profissional), Antônio Mendes (Cultura, Esporte e Juventude), Lourença Muniz (Educação), além das representantes Fabiana Jansem (Secretaria Estadual da Mulher), Vinda de Andrade (Conselho Municipal da Mulher) e os vereadores Antônio Manga e Irmão Manoel, representando o Poder Legislativo.

De acordo com o prefeito Bruno Pereira, a realização da Conferência mostra a preocupação da gestão na luta pelo empoderamento feminino. “A nossa secretaria foi criada para dar mais voz a essa parcela da sociedade, que ainda sofre com agressões e preconceitos. Esse evento serve para que todas as são-lourencenses possam debater e discutir as políticas públicas voltadas às mulheres”, destacou o chefe do Executivo.

A abertura da conferência contou com apresentação da Banca Marcial do Colégio Municipal Cleto Campelo, que executou os hinos de Pernambuco e de São Lourenço da Mata. Também houve uma apresentação cultural com as alunas da Escola Técnica Estadual Gov. Eduardo Campos. Após abertura, foi lido e aprovado o regimento interno. Em seguida, a representante da Secretaria Estadual da Mulher, Fabiana Jansem, palestrou sobre a violência contra a mulher.

Já para a secretária da Mulher de São Lourenço da Mata, Carmém Lúcia, o objetivo do encontro foi promover os direitos da mulher em todo o município. “A nossa missão é articular, apoiar e monitorar essas políticas públicas que visem a melhoria das condições de vida dessas mulheres; além de fortalecer a relação entre governo e a sociedade civil, garantindo a ampla participação das são-lourencenses no processo”, frisou a secretária.

Na conferência também houve atividades em grupos de trabalhos, apresentação de propostas e a eleição dos assuntos prioritários. Por fim, foi realizado a eleição das delegadas para a Conferência Estadual.
A aposentada Maria do Carmo foi uma das representantes da sociedade civil na Conferência, e ressaltou a importância de participar das discussões. “Esse é o espaço para que possamos nos inteirar sobre os nossos direitos como mulher”, enfatizou a aposentada.