Saúde - Data: 15 de outubro de 2019

Prefeitura leva exames de mamografia para moradoras de Muribara

Página Inicial » Saúde » Prefeitura leva exames de mamografia para moradoras de Muribara

Dando continuidade as ações do Outubro Rosa, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou nesta terça-feira (15), exames de mamografia para as moradoras do bairro de Muribara. No local, foram realizados 80 exames, além de uma palestra sobre prevenção.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Gislaine Calado, o intuito do exame é detectar precocemente o câncer de mama e também prevenir. “Apesar da campanha ‘Outubro Rosa’, realizamos ao logo de todo ano os exames através do mamógrafo móvel. Nosso objetivo é trabalhar a prevenção não apenas no mês de outubro, que é o período voltado ao câncer de mama”, afirmou a secretária.

Os exames são divididos por turno, sendo 40 pelo período da manhã e 40 no turno da tarde, por ordem de chegada. Para realizar o procedimento, as interessadas devem procurar a UBS´s mais próxima de sua residência, para saber quando o mamógrafo móvel estará na localidade. O resultado é entregue 30 dias após o exame, no posto de saúde onde foi marcado. A gestão municipal também vem realizando palestras nas unidades de saúde para que a população tenha mais conhecimento sobre o assunto.

A enfermeira do posto da localidade, Jéssica Maranhão, explicou que a unidade de saúde busca dialogar e conscientizar as moradoras sobre a importância do autoexame. “Através de palestras e também de rodas de diálogos nós buscamos conscientizar as mulheres sobre a prevenção com a mamografia e o autoexame”, destacou Jéssica.

Já a aposentada Marinalva Souza, que foi até o Posto de Saúde de Muribara para realizar o exame, disse que todo ano procura fazer a mamografia, pois em sua família já houve caso da doença. “Faço questão de vir e realizar o meu exame. O posto fica pertinho da minha casa. E o atendimento é muito bom”, frisou Marinalva.

As próximas Unidades Básicas de Saúde contempladas, no mês outubro, com o mamógrafo móvel serão: Pixete (18/10) e Nova Tiúma I e II (25/10).