Controladoria - Data: 31 de julho de 2019

Prefeitura lança programa de educação fiscal e estimula participação cidadã

Página Inicial » Controladoria » Prefeitura lança programa de educação fiscal e estimula participação cidadã

Após dois meses do lançamento do programa “Control Ação”, a Prefeitura de São Lourenço da Mata concorrerá, este ano, ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal, na categoria instituições. O programa, lançado em junho, por meio do Decreto Municipal nº 071/2019, promove ações de cidadania, ampliando trabalhos nas áreas das políticas sociais, educação fiscal, ética e controle social. A iniciativa, encabeçada pela Controladoria Geral do Município (CGM), busca também mostrar direitos e deveres das pessoas, além de estimular que os cidadãos possam conhecer melhor a gestão pública e a transparência dos órgãos, incentivando assim, a participação e o protagonismo social.

De acordo com o controlador geral do município, Felipe Silva, o Control Ação funciona como um programa “guarda-chuva”. “Criamos um projeto pioneiro, contínuo e com participação social. A partir dele desenvolvemos vários outros programas e ações, como: Projeto de Iniciação Profissional na Administração Pública (PIPAP); Educação Fiscal em Campo; Quiz Control Ação; Fala cidadão; IR Fácil; I Semana da Educação Fiscal; Minuto Cidadão; Control Ação nas ruas; Control Ação com servidores municipais; I Jornadas de Fortalecimento à Gestão Pública e Ciclo de Capacitações de Fomento ao Controle Interno”, pontuou o controlador.

Ainda segundo Felipe, o programa é implantado mediante ações no município e abrange a participação dos cidadãos são-lourencenses no fomento à cidadania. “Procuramos desenvolver um ambiente de bem-estar social e consciência cidadã, com a finalidade de promover ações com vistas à ampliação de políticas sociais, com ações práticas de exercício de cidadania ativa, disseminando os conhecimentos e práticas positivas. Para isso, desenvolvemos o ‘Control Ação’, em parceria com as demais secretarias do governo municipal, estadual e federal, bem como, entidades privadas”, explicou o chefe da CGM.

A última ação, realizada pelo Control Ação, foi o “Quiz Control Ação”, que aconteceu no dia 25 deste mês, e buscou abordar de maneira lúdica e divertida, com um jogo de tabuleiro gigante ao ar livre e super-heróis do programa, temas da educação fiscal. Para o morador Geraldo Xavier, o trabalho da prefeitura é inovador. “Nunca tivemos isso aqui na nossa cidade. Aprendi muito, desde os nossos direitos como cidadãos até nossos deveres, como moradores de cobrar e fiscalizar. Eu gostaria de participar sempre, pois não é algo chato. É divertido e você aprende brincando”, disse o morador.