Página Inicial » Saúde » Prefeitura garante medicamentos controlados a pacientes

Prefeitura garante medicamentos controlados a pacientes

Em: Saúde - Data: 22 de dezembro de 2017

Os pacientes de São Lourenço da Mata que sofrem de hipertensão, diabetes e dependem de psicotrópicos (para transtornos mentais), e são atendidos pelo Sistema Público Municipal de Saúde, já contam com entrega gratuita de medicamentos. A Prefeitura garantiu o fornecimento do Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), na Vila do Reinado, das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros, e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Muribara; este último, apenas para distribuição de medicamentos para doenças psicossociais.

Segundo o farmacêutico chefe do CAF, Mauro Lúcio, o rol de medicamentos controlados e de uso contínuo do Sistema Municipal conta com antibióticos, remédios antiparasitários, remédios para cardiopatas e tarja preta, além de uma série de outras medicações. “Temos muitos pacientes, na maioria deles, idosos que precisam de uma atenção especial em seus medicamentos. Por isso, já iniciamos a distribuição nas unidades de saúde, para assim, conseguirmos atender toda a demanda dos pacientes são-lourencenses”, disse Mauro.

Segundo a aposentada, Teresinha de Jesus da Silva, de 84 anos, paciente que precisa tomar diariamente remédios para pressão alta, é extremamente importante à distribuição de medicações, de forma gratuita, para as pessoas que não tem poder aquisitivo de compra. “Agora posso pegar os meus remédios no posto de saúde, para cuidar da minha pressão. Sem falar na economia, pois os medicamentos que preciso são muito caros e não tenho condições de comprar todos os meses”, afirmou Teresinha.